As causas da deficiência precisam ser divulgadas e, nada melhor, que começar pela Escola. A Semana da Pessoa com deficiência é o momento especial, quando a comunidade é chamada a discutir o assunto.
Assim, o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Cruz Alta, transcreve a seguir o material produzido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (http://penta2.ufrgs.br/edu/telelab/edusurdos/deficien.htm#causas), com a finalidade de subsidiar trabalhos escolares, relacionados a prevenção das deficiências.
CAUSAS
DAS DEFICIÊNCIAS
As
causas da deficiência são muitas e complexas, muitas vezes não
existindo uma causa única.
Estão classificadas em:
- Pré-gestacionais
- Pré-natais
- Peri-natais
PRÉ-GESTACIONAIS
|
São os fatores genéticos e
hereditários onde a possibilidade de ocorrer um defeito está
nos genes dos futuros pais.
|
PRÉ-NATAIS
|
São
aquelas que ocorrem no útero materno, da fecundação ao
nascimento.
Dentre os fatores que atingem o bebê no útero pode-se citar:
|
CAUSAS PERI-NATAIS
|
Atingem o bebê durante ou
imediatamente após o parto.
|
CAUSAS PÓS-NATAIS
|
Ocorrem após o nascimento.
|
OBSERVAÇÃO:
No
Brasil, o maior índice de mortalidade e de deficiência infantil se
origina das causas pré-natais e peri-natais. Para que atinja seus
objetivos, o exame pré-natal deve se iniciar nos primeiros 3 meses
de gestação .
DEFICIÊNCIA VISUAL
A
deficiência visual pode ser dividida em 2 categorias:
Visual
total: a pessoa não enxerga nada;
Visual
parcial: a pessoa percebe se há luminosidade ou não.
Principais causas:
- As doenças mais freqüentes são a coriorretinite, glaucoma congênito, catarata congênita, atrofia ótica.
- A Diabetes, queimaduras também são fontes de cegueira.
- A primeira coisa, é entender que o cego é uma pessoa que não vê mas é capaz de ouvir, sentir cheiros, identificar intenções através de nossas atitudes, do tom de voz que usamos;
- Dirija-se sempre ao próprio deficiente quando o assunto referir-se a ele, mesmo que este esteja acompanhado;
- Ofereça ajuda sempre que a pessoal parecer necessitar, mas não ajude sem que ele concorde. Caso não saiba como ajudar, pergunte o que ou como fazer;
- Os cegos que recebem algum tipo de treinamento normalmente se vestem sozinhos, mas convém orientá-los quanto a sua aparência:
- Ao entrar em uma conversa onde haja uma pessoa cega, anuncie-se e toque de leve no seu braço para ele saber onde você se encontra. Ao retirar-se avise-o;
- Na conversação fique à vontade para usar palavras como "veja" e "olhe". São palavras tão usuais para diversas situações que muitas vezes isto será inevitável e a busca de sinônimos poderá denotar uma falsidade;
- Para guiar um cego, espere que ele segure seu braço (isso vai permitir que ele acompanhe o movimento do seu corpo e entenda que caminho seguir;
- Para fazer uma pessoa cega sentar, guie-a até a cadeira e coloque a mão dela no braço ou no encosto da cadeira deixando que a pessoa se sente sozinha;
- Alguns cegos usam cão-guia. Por mais carinhoso que seja o afago que se queira dar neste animal, evite pois é preciso lembrar que o animal foi treinado para guiar o cego e não pode ter a atenção desviada;
- Se um cego estiver precisando de ajuda, identifique-se e faça-o entender que você está falando com ele.
Algumas maneiras de se comportar diante de uma pessoa cega:
SURDEZ
Pode-se dividir a surdez em 4 categorias:Surdez leve:
perda auditiva entre 20dc e 40dcSurdez média:
perda auditiva entre 40dc e 70dcSurdez severa:
perda auditiva entre 70dc e 90dcSurdez profunda:
perda auditiva acima de 90dcdc=decibéis- Meningite: causa surdez na pessoa que a contrae, independentemente da idade, se não for tratada a tempo ou se for do tipo agudo;
- Rubéola em gestantes: as crianças geradas de mães que contraem rubéola durante a gravidez têm quase 100% de risco de nascerem surdas, principalmente se ocorrer até o quarto mês de gestação. Para que isto seja evitado, é preciso vacinar-se;
- Acidentes: crianças muitas vezes introduzem objetos no ouvido e acabam ficando surdas.
- Poluição sonora: é cada vez maior o alerta que médicos fazem em relação à poluição sonora. Desde o barulho das cidades, como o do próprio volume de aparelhos elétricos como TV, fones de ouvido, ..., têm sido considerados grandes inimigos do ouvido e podem levar, principalmente crianças menores, a distúrbios da audição.
Algumas maneiras de se comportar diante de uma pessoa surda:
- A primeira coisa é entender que um surdo não parece deficiente. Somente ao falarmos com ele é que notaremos sua surdez;
- Não é preciso falar gritando. Isto poderá, até, dificultar principalmente para os que têm surdez leve ou média. O som muito alto às vezes prejudica a dicção e dificulta o entendimento por parte do surdo;
- Fale diretamente com a pessoa, não de lado ou atrás dela. Muitos surdos podem "ler" o que você está dizendo com seus lábios, e não falar diretamente poderá impedir esta leitura;
- Não fale com o surdo ou o chame pelas costas. Será impossível para ele perceber que está sendo chamado;
- Aplique a linguagem corporal, quando for necessário. Faça com que o surdo vire de frente para você e tente explicar o que deseja;
- Tente não ficar de frente para a fonte de luz (como por exemplo uma janela), pois assim fica difícil ver seu rosto que poderá ficar como uma silhueta na luz;
- Se você souber alguma linguagem de sinal, tente usá-la. Se o surdo não entender, ele avisará e sua tentativa será bem recebida;
- Incentive o surdo a usar aparelhos que possam melhorar sua audição. Alguns não são bonitos, mas podem trazer grandes benefícios mesmo com um pequeno prejuízo de estética.
Principais causas da surdez:
DEFICIÊNCIA FÍSICA
Pessoas com perda total ou parcial da capacidade motora ocasionada por acidentes diversos e/ou lesão cerebral.Pode-se entender a deficiência física em 5 categorias:
Monoplegia:
paralisia em apenas um membro do corpo |
Hemiplegia:
paralisia total das funções de um dos lado do corpo |
Paraplegia:
paralisia da cintura para baixo comprometendo as funções das pernas |
Tetraplegia:
paralisia do pescoço para baixo comprometendo as funções dos braços e das pernas |
Amputação:
quando há falta total ou parcial de um ou mais membros do corpo |
Observação: O termo PARALISIA
CEREBRAL serve para designar um grupo de limitações
psico-motoras resultantes de uma lesão no sistema nervoso
central. A paralisia cerebral oferece diferentes níveis de
comprometimento dependendo da área de lesão cerebral.
|
- Acidentes de trânsito;
- Acidentes de trabalho: devido principalmente à falta de condições de trabalho, à negligência dos trabalhadores quanto ao uso de equipamentos adequados e etc.;
- Erros médicos: embora de difícil constatação e comprovação, erros médicos podem levar pessoas a usar cadeiras de rodas ou outro tipo de equipamento;
- Paralisia infantil: apesar das campanhas de vacinação diminuírem sensivelmente este tipo de doença;
- Violência urbana: tiros, facadas e o uso de outras armas têm deixado muitas pessoa deficientes físicas;
- Desnutrição (fome): quando ocorre na infância ou em períodos de gestação, as crianças não têm condições de desenvolver uma série de músculos, comprometendo de forma definitiva movimentos como o andar.
O que fazer quando encontrar um deficiente físico:
- Não segure a cadeira de rodas. Você pode estar querendo ajudar, mas é preciso lembrar que ela faz parte do espaço corporal da pessoa, quase uma extensão do seu corpo;
- Se a conversa com um deficiente físico, principalmente se este usar cadeira de rodas, se alongar um pouco, procure sentar. É incômodo ficar olhando para cima;
- Não fique constrangido ao usar os termos "andar" ou "correr". As pessoas que usam cadeiras de rodas também usam estas palavras;
- Fique atento com a presença de barreiras físicas que impeçam que o deficiente possa se deslocar livremente;
- Em muitas cidades já existem vagas especiais para os deficientes físico estacionarem seus carros. Não ocupe estas pois isto faz parte de uma grande conquista;
- A arquitetura da maior parte dos prédios não está adaptada para as necessidades especiais destas pessoas. Se de alguma forma você pode influir na construção de qualquer obra, lembre-se de projetar acessos para os deficientes.
- A maior parte das causas é determinada durante a gestação. Neste período, o fumo, droga, álcool e alguns medicamentos podem levar à formação de uma criança com deficiência mental;
- Causas sociais: desnutrição e fome podem causar uma série de deficiências mentais. Quando não debilitam de forma total causam desenvolvimento retardado de uma série de potencialidades das pessoas.
O que fazer quando encontrar um deficiente mental:
- Não vire o rosto ou evite um deficiente mental. Esta é uma realidade que deve ser enflentada com naturidade;
- Lembre-se de que a deficiência mental pode ser consequência de uma doença, mas não é uma doença, é uma condição de ser;
- Podendo, ofereça ajuda ou apoio aos pais de deficientes mentais uma vez que estes geralmente ficam isolados de qualquer vida social por não terem com quem deixar seu filho;
- Alguns deficientes mentais atingem idades avançadas. Apesar do comportamento, muitas vezes bem infantil, não os trate apenas como crianças. Ou seja, enquanto for criança, trate-o como criança. Ao se tornar adolescente ou adulto, trate-o como tal. Se você depositar alguma confiança e lhe destinar tarefas que podem ser monitoradas, ele certamente corresponderá.
Principais causas das deficiências físicas:
DEFICIÊNCIA MENTAL
Pessoas
com padrão intelectual reduzido, consideravelmente abaixo da média
normal. Também conhecidos como excepcionais.
É
importante saber, a diferença entre doente mental e deficiente
mental. O deficiente mental embora tenha problemas de comportamento,
sua deficiência não foi causada por eles. O doente mental é
aquele que rompe com sua estrutura de vida através de uma doença
geralmente de ordem psíquica, como psicopatia e esquizofrenia.
Principais causas:
Autismo
Em
1943, o estudioso Léo Kanner definiu o autismo como um diagnóstico
de contato afetivo (para aquelas crianças que não estabelecem
relações normais com os outros), atraso na linguagem e na
comunicação. Um autista apresenta gestos esteriotipados e sugere
que seu ambiente deve permanecer inalterado. Embora tenha boa
memória, seu sintoma fundamental é o isolamento.
Alguns sintomas de comportamento do autistaPrincipais causas:
Por
se tratar de uma síndrome, a medicina, bem como as ciências do
comportamento, ainda não identificaram a origem do autismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.