Aconteceu na última quinta-feira (9/05) na Unicruz uma reunião da direção do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Cruz Alta (CMPD) e a Rede de Escola de Governo, daquela Universidade, com o objetivo de discutir a viabilidade de elaboração de projeto para criar o cadastro municipal das pessoas com deficiência de Cruz Alta.
Foto CMPD/Cruz Alta - Jordano, Edivan Souza Ana Maria Leitemberg, Ângela Keitel e Vaneza Peranzoni |
Participaram da reunião o presidente do Conselho, Edivan Souza; a conselheira Ana Maria Leitemberg; a coordenadora da Rede Escola de Governo, Ângela Simone Pires Keitel; e a Coordenadora do Núcleo de Apoio ao Estudante e, também, conselheira do CMPD, Vaneza Cauduro Peranzoni.
Os representantes do Conselho apresentaram a ideia central do projeto, que consiste na formação de um banco de dados das pessoas com deficiência do município de Cruz Alta. Um cadastro único que seja atualizado de forma contínua pelas rede de serviços já existente, como postos de saúde, escolas, centros de referência de ação social (CRAS) e outros órgãos que disponibilizam serviços às pessoas com deficiência.
Segundo os representantes do Conselho, o projeto tem grande importância e relevância social. Pois a existência de cadastro atualizado de todas as pessoas com deficiência vai permitir a elaboração de políticas públicas mais eficientes. Será possível priorizar o local de instalação de salas multifuncionais nas escolas, priorizar as especialidades no serviços de saúde, a escolha de linha de para alocação de ônibus acessível, priorização de asfaltamento as vias, identificar as causas das deficiências, priorizar ações preventivas das deficiências, entre outras tantas ações.
Cabe ressaltar que o censo de 2010 só fornece dados quantitativos. Não foram coletadas informações detalhadas sobre as pessoas com deficiência.
Como resultado da reunião foram identificadas outras partes interessadas e possíveis colaboradores, que serão convidados para o próximo encontro.
Redação cmpd Cruz Alta
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.