28 agosto 2013

Cruz Alta: Pessoas com Deficiência querem acessibilidade e o Direito ao Ensino Especilaizado

A III Semana da Pessoa com Deficiência de Cruz Alta teve hoje mais um grande evento: o II Cadeiraço! A mobilização das pessoas com deficiência física tem a finalidade de chamar a atenção da comunidade para o tema da acessibilidade arquitetônica da cidade e a falta de calçadas, praças, espaços públicos e privados em geral.
Foto CIEP Especial - 28/08/13
Neste ano a mobilização ganhou força pela ameaça de fechamento das Escolas de Ensino Especial. No texto do Plano Nacional de Educação, já aprovado na Câmara dos Deputados e que agora está no Senado Federal, a conhecida Meta 4 tira o direito das pessoas com deficiência de ter o ensino especializado.
Foto CIEP Especial - 28/08/13
Participaram da mobilização três escolas de ensino especial, a associação de pais e amigos do Autista de Cruz Alta, representação da Escola Margarida Pardelhas, Grupo Escoteiro Érico Veríssimo 64 RS e a Associação dos Deficientes Físicos de Cruz Alta, que organizou o evento.

Jorge Ferraz e Erneto Bacci participam da Semana da Pessoa com Deficiência de Cruz Alta

A dupla de reconhecido sucesso Jorge Ferraz e Erneto Bacci animarão voluntariamente a Balada do CIEP, amanhã (29). A tarde dançante, agora chamada Balada do CIEP, é uma das atividades alusivas à III Semana da Pessoa com Deficiência de Cruz Alta-RS.


Na Balada estarão presentes além do CIEP Especial, a Escola Santo Antônio, a Escola Professor Pardal. Também estão convidadas todas as pessoas da comunidade.


II Cadeiraço é nesta quarta-feira

Todas as pessoas que desejam mais acessibilidade e querem manter o direito ao Ensino Especializado estão convidadas para participar do II CADEIRAÇO de Cruz Alta. 

Hoje, 28/08/13, 15 horas, saída na Praça da Catedral, até a Praça Gen Firmino de Paula.


27 agosto 2013

Promotora Sônia Bonilla afirma que o texto da Meta 4 termina com as Escolas Especiais

Promotora Sônia Bonilla afirmou hoje (28) durante o Encontro de Pais de Alunos com Deficiência, evento da III Semana da Pessoa com Deficiência de Cruz Alta, que texto da Meta 4 do PNE é o fim das Escolas Especiais.
Foto CMPD Cruz Alta. Dra. Sônia Bonilla, III Semana da Pessoa com Deficiência de Cruz Alta
A promotora Sônia esclareceu aos pais, que o texto não afirma expressamente, contudo, as estratégias definidas para a meta deixam clara a intenção de tirar as condições de financiamento dessas escolas, inviabilizando o funcionamento.

Foto: CMPD Cruz Alta - João Júlio, com Autismo,
 colocando a opinião em defesa do ensino especializado
Disse, ainda, que a sua prática na promotoria leva a acreditar que é impossível que todas as pessoas com deficiência sejam incluídas na rede comum de ensino, pois existem muitos casos que não é possível, seja pela própria condição do aluno, seja pela falta de adequação da escola.

Destacou, ainda, que o Ministério Público é somente o fiscal da lei e que a decisão depende dos Senadores, é um ato político. 

26 agosto 2013

Pessoas com Deficiência falam na Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Cruz Alta

Hoje (26) o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Cruz Alta participou da Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Cruz Alta, como ato alusivo a III Semana da Pessoa com Deficiência.
A Sra. Maria Oliveira Fogliato, com deficiência visual, falou sobre a necessidade de adaptação arquitetônica da cidade, das situações de preconceito e discriminação e, ainda, da importância de pessoas qualificadas e dedicadas para acolher e reensinar a viver, quando a deficiência chega durante a vida.

Foto: CMPD Cruz Alta - Sra. Maria Oliviera Fogliato
 A jovem, Fernanda Abdalla, com deficiência auditiva, acompanhada de sua mãe e interprete, Marilei Cruz, falou das grandes barreiras que a pessoa com deficiência auditiva enfrenta, entre elas: a educação, pela falta de interprete de libras; relacionamento com outras pessoas, pelo fato das pessoas desconhecerem à comunicação. Por outro lado, falou que muitos amigos e colegas já estão mais dispostos a ajudar e que aos poucos os espaços públicos passam a ser mais acessíveis e disse, ainda, que mais gosta é de estar em contato com a natureza.

Foto CMPD Cruz Alta - Interprete Marilene Cruz e Fernanda Abdalla
A Escola Municipal de Ensino Especial Professor Pardal também participou com a apresentação de um coral conduzido pela Diretor Professora Aida e Prof. Getana.
Foto CMPD Cruz Alta - Apresentação da Escola Prof. Pardal
A participação das pessoas com deficiência em todos os espaços da comunidade é muito importante, por isso o Conselho fez o pedido ao legislativo para ocupar a tribuna popular, nesta Semana da Pessoa com Deficiência.

Eventos como esse, permitem tirar algumas conclusões.
Uma delas, é que a abertura de espaços para as pessoas com deficiência só acontece com pressão pela sociedade organizada, enquanto que, para outros segmentos - não menos nobres - os espaços são franqueados com tapete vermelho.

Outro ensinamento colhido é que as pessoas com deficiência, familiares e profissionais da educação especial são incansáveis nos propósitos que defendem, pois, nesta noite chuvosa com temperatura por volta de zero grau, saíram de suas casas e foram até a Câmara de Vereadores para dizer que, mesmo sendo 10 minutos¹, queremos.

______________________________
Nota
1 - Tempo da Tribuna Popular é de 10 minutos.

Cruz Alta: edital de convocação de entidades que atendem pessoas com deficiência

Hoje  (26) foi publicado o Edital para a constituição do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Cruz Alta para o exercício 2013/2015.
CMPD Cruz Alta

Poderão participar do processo seletivo entidades da sociedade civil que tenham nos seus objetivos estatutários a proteção e defesa das pessoas com deficiência ou, ainda Circulo de Pais e Mestres (CMP) de Escolas de Ensino Especializado e Universidades, essas, que tenham projetos de pesquisa ou extensão ligadas à pessoa com deficiência.

Serão selecionadas 8 entidades civis (não governamentais), sendo que cada uma indicará dois representantes, titular e suplente, que exercerão o mandato por dois anos. Os representantes, conselheiros, assumem o compromisso de exercer o mandato em caráter voluntário, sendo vedada a atuação político-partidária, religiosa ou qualquer outra manifestação que não seja ligada à proteção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

As entidade poderão se inscreve no processo seletivo apresentando os seguintes documentos:
- oficio assinado pelo presidente da entidade com os nomes dos dois representantes;
- cópia do Estatuto; e
- cópia a ata que deu posse última diretoria.

Esses documentos de habilitação deverão ser entregues até o dia 18 de setembro do próximo mês na Secretária do CMPD, junto a Secretária de Desenvolvimento Social de Cruz Alta.

A seguir está o calendário do processo de seleção:


Data
Ação
Dia 26 de agosto de 2013.
Publicação do Edital
De 26 a 18 de setembro de 2013.
Inscrição das entidades.
Até o dia 29 de agosto de 2013.
Remessa de convite aos órgãos Estaduais e/ou Federais para ocuparem vaga no conselho.
Até o dia 29 de agosto de 2013.
Recebimento da resposta dos convite aos órgãos Estaduais e Federais. Se o convite fora aceito, com os nomes dos representantes, titular e suplente, com número de telefone.
Até o dia 04 de setembro de 2013.
Remessa da proposta ao Executivo para indicação das Secretarias ou Coordenadorias com vaga no Conselho.
Até 19 de setembro de 2013.
Recebimento da resposta do Executivo com as Secretarias/Coordenadoria indicadas, com os respectivos conselheiros, titulares e suplentes, com número de telefones.
Dia 18 de setembro de 2013
Data limita para a entidade habilitar-se ao processo seletivo.
De 19 a 23 de setembro de 2013.
Habilitação das entidades
Dia 24 de setembro de 2013
Divulgação das entidades selecionadas
Dia 25 de setembro de 2013
Prazo para recurso
Dia 26 de setembro de 2013
Resultado do recurso interposto e publicação no Blog do CMPD
Dia 30 de setembro de 2013
Reunião dos novos Conselheiros titulares e suplentes , às 16:00h, na SMDS.
08 de outubro de 2013.
Ato de Posse dos Conselheiros no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, às 14:00h
08 de outubro de 2013
Sessão Extraordinária de Eleição e Posse da nova Mesa Coordenadora, às 15:00h, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal.


25 agosto 2013

Paróquia São Marcelino Champagnat participa da III Semana da Pessoa com Deficiência de Cruz Alta

Por Irmãos Maristas Altenir Pimentel

A comunidade da Paróquia São Marcelino Champagnat, na Vila dos Funcionários, Cruz Alta, mais o Padre Fernando Vieira e nós os Irmãos Maristas Altenir Pimentel e Vitório Rigo recebemos os membros do Conselho Municipal do Direitos das Pessoas com Deficiência de Cruz Alta (CMDP), Edivan Souza, Ilson Willers e João Julio S. Souza durante a missa dominical para a divulgação da III Semana da Pessoa com Deficiência de Cruz Alta.
CMPD Cruz Alta na Paróquia São Marcelino Champagnat - 25/08/25
Foram momentos muito ricos em que foram divulgados os eventos da Semana e a importância da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

Foi um momento ímpar onde rezamos e refletimos a liturgia do dia, partilhando o valor da inclusão social de todas as pessoas, no caso as pessoas com deficiência, como também alternativas de melhoramento em nossa cidade, como acessibilidade das calçadas, acesso a educação, saúde e minimização das condutas de discriminação e preconceito.
Conselheiros do CMPD Cruz Alta: João Julio, com Autismo e Ilson, com deficiência Visual - 25/08/13

Destacamos também os depoimentos de Ilson, com deficiência visual, e João Júlio, com autismo, os quais relataram  suas experiências de vida e enriqueceram esse encontro com a comunidade. 


Padre Fernando Vieira fez uma importante reflexão, enfatizando a necessidade de inclusão de todas as pessoas e questionando muitas condutas de pessoas que se dizem normais, frente às dificuldades.

Mais Imagens no facebook do cmpd.

24 agosto 2013

JONATHAN GIROTTO: Luz do meu olhar



Jonathan fará o show de encerramento do 1º ParaDança de Cruz Alta, dia 30/08/13, 19h, no Auditório do Instituto Annes Dias.


23 agosto 2013

1º ParaDança: Cruz Alta realizará festival de dança de pessoas com deficiência

O 1º ParaDança de Cruz Alta, Festival de dança-Nossa Arte, é uma idealização do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência alusivo a III Semana da Pessoa com Deficiência de Cruz Alta-RS.
Logo 1º ParaDança de Cruz Alta/CMPD 2013

A organização geral é da 9ª Coordenadoria Regional de Educação com apoio técnico da Secretaria de Turismo e Eventos de Cruz Alta.

O Evento inédito, no município, acontecerá dia 30 de agosto de 2013, às 19h, no Auditório do Instituto Annes Dias.

Podem participar do festival grupos de dança constituído de com pessoas com deficiência mediante inscrição até o dia 27 de agosto de 2013. 

Maiores informações podem ser obtidas junto a 9ª CRE pelo fone (55) 3322-6030 ou pedagogico-09cre@seduc.rs.gov.br


Programação

Show de Abertura - "Arte num corpo diferente", com Jones Moraes e Grupo de Danças & Ritmos do CEMEF, de Teutônia-RS


- Apresentação dos Grupos de Dança 

- Show de encerramento: Jonathan Girotto.



Apoio

Big Festas - doação da pintura do painel de palco.

EASA - cedência de instalações para pernoite de grupos danças.

Gilberto Som - doação da sonorização e Luz.

Instituto Annes Dias - cedência do auditório.

Susy Sport - doação de 80 medalhas aos dançarinos.

Tulipa Decorações - doação da decoração do palco.


Vereadora Estela Maris - doação dos 5 troféus

Voluntários - serviço de copa

ZAZ Multimídia - arte gráfica do material de divulgação.

17 agosto 2013

Encontro dos Conselhos da Região Sul: Carta de Porto Alegre

CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
ÓRGÃO INTEGRANTE DA ESTRUTURA BÁSICA DA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
Edifício Parque Cidade Corporate, SCS Quadra 09, Lote C, Torre A, 8º andar
Brasília ? DF CEP 70.308-200
Telefone: (61) 2025-9219 / 2025-3673  Fax: (61) 2025-9967   E-mail: conade@sdh.gov.br



CARTA DE PORTO ALEGRE
           
No dia vinte e seis de julho de dois mil e treze, na cidade de Porto Alegre - RS, durante Encontro Regional de Conselhos de Direitos das Pessoas com Deficiência da Região Sul (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul), promovido pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência ? CONADE, nós, representantes de Conselhos Estaduais e Municipais de Direitos das Pessoas com Deficiência da Região Sul do País, deliberamos e aprovamos as seguintes propostas necessárias ao fortalecimento dos Conselhos e efetividade dos direitos e políticas públicas direcionadas ao segmento das pessoas com deficiência:

1)    Criar uma rede articulada de fiscalização e monitoramento das propostas aprovadas na 3° Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, envolvendo o CONADE, os Conselhos Estaduais e Municipais.
2)    Promover a comunicação, a interlocução e a transversalidade entre os Conselhos e as três esferas governamentais com planejamento estratégico e cronograma de reuniões de forma regionalizada.
3)    Criar um Fórum de Conselhos de Direitos e Setoriais para promover a transversalidade entre as ações do controle social.
4)    Criar um Manual de Normas e Atos Normativos acessível para orientar os Conselhos de Direitos da Pessoa com Deficiência em relação à publicização, às atividades administrativas e financeiras.
5)    Criar um Observatório Nacional de Conselhos de Direitos da Pessoa com Deficiência
6)    Mobilizar os conselhos estaduais em parceria com o poder público estadual/municipal e a sociedade, para articular, através de comissões, fóruns e seminários, espaços para criação e/ou atualização de leis, com a realização do Foro para representação da sociedade organizada, posse, criação e utilização de fundos dos direitos da pessoa com deficiência;
7)    Vincular à lei de criação dos Conselhos municipais de direito da pessoa com deficiência o fundo municipal de apoio à pessoa com deficiência com previsão de dotação orçamentária;
8)    Sensibilizar e habilitar agentes da sociedade organizada, do poder público, pessoas com deficiência, entidades de defesa de direitos e lideranças identificadas com a causa, através de ações proativas e efetivas da política pública nacional, estadual e municipal destinadas à pessoa com deficiência;
9)    Fomentar junto a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiencia da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, juntamente com os órgãos estaduais pertinentes, a criação de linhas de financiamento específicas para capacitações e formação permanente e continuada dos conselheiros, sob a gestão dos conselhos estaduais;
10) Garantir que os conselhos de direitos da pessoa com deficiência sejam consultivos, deliberativos e fiscalizadores com maioria da sociedade na sua composição de acordo com a realidade local, assegurando a participação efetiva de pessoas com deficiência;
11) Promover espaços de discussões, fóruns, seminários e reuniões levando o conhecimento da política da pessoa com deficiência a todos os segmentos da sociedade com a finalidade de disseminar, fortalecer e criar novos agentes multiplicadores desta política;
12) Criar uma rede de informação para divulgação de forma ampla, transversal dos direitos e políticas para pessoas com deficiência;
13) Garantir que os estados e municípios realizem conferências periódicas, para proposição e avaliação das políticas públicas da pessoa com deficiência, produzindo subsídios para atuação dos conselhos.
14)  Garantir a Implantação e implementação de Casas de Conselho, dentro das normas de acessibilidade, para fortalecimento e formação e/ou capacitação de conselheiros;
15)  Estimular a promoção e divulgação à população da Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU;

Que as presentes deliberações e propostas sejam encaminhadas as autoridades federais, estaduais e municipais competentes para sua criação, realização, implementação e/ou aperfeiçoamento, cabendo ao CONADE, os conselhos participantes e a sociedade o monitoramento de suas viabilizações.


Porto Alegre, 26 de julho de 2013.

Porto Alegre: Semana Nacional da Pessoa com Deficiência




16 agosto 2013

Cruz Alta: Supermercado Nacional tem vaga de emprego

O SINE Cruz Alta informou hoje (16) ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Cruz Alta (CMPD) que o Supermercado Nacional, loja de Cruz Alta, possui vaga de emprego para pessoa com deficiência.


Interessados poderão tratar na loja, Av. Saturnino de Brito, 865 - Conceição, Cruz Alta - RS, ou entrar em contato pelo telefone (55) 3932-1033, falar com DENISE.

15 agosto 2013

Entidades reagem a proposta que obriga pessoas com deficiência a estudar em escola regular

Matéria da Agência Brasil publicada em 15/08/2013 - 13h35

Karine Melo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Entidades ligadas à defesa dos direitos de pessoas com deficiência, como as associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a Sociedade Pestalozzi estão mobilizadas contra mudanças no Plano Nacional de Educação (PNE), que apresenta as 20 metas para a educação brasileira para os próximos dez anos.

A reação começou porque o texto da meta 4, que trata da inclusão de pessoas com deficiência, aprovado na Câmara dos Deputados no ano passado, foi modificado no Senado.

A versão aprovada pelos deputados dizia que é preciso universalizar para a população entre 4 e 17 anos com deficiência, o acesso à educação, preferencialmente, na escola regular. No entanto, a redação aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado retirou a palavra "preferencialmente" do texto. Representantes de entidades não governamentais que assistem pessoas com deficiência dizem que a alteração é vista como uma ameaça.

Na avaliação da presidente da Federação Nacional das Apaes, Aracy Ledo, a ideia de matricular pessoas com deficiência em escolas regulares pode trazer grandes problemas. Segundo ela, os profissionais da rede pública não estão preparados, a educação continuada ainda não está pronta e as salas não estão adaptadas para receber esses alunos.

“O motivo da nossa vinda não é protesto, não é briga, nós queremos aumentar o diálogo. Por que nós estamos querendo incluir a palavra preferencialmente? Porque ela dá oportunidade à família de escolher para onde levar o filho”, explicou ao participar de uma audiência pública para discutir o assunto na Comissão de Direitos Humanos do Senado.

O Ministério da Educação (MEC) é a favor da inclusão de todas as crianças entre 4 e 17 anos na escola regular, independentemente do grau de deficiência intelectual e defende que só no contraturno haja acompanhamento especial diferenciado, que pode ser oferecido em salas de recursos instaladas nas próprias escolas ou em centros especiais, como as Apaes.

“A ONU [Organização das Nações Unidas] diz que toda vez que nós organizamos classes ou escolas com base na condição de deficiência, nós promovemos uma sociedade apartada. Por que o Fórum Nacional de Educação – que monitora hoje a tramitação do PNE – se posicionou contrário e o MEC acompanhou e também se posicionou contrariamente à inserção deste advérbio preferencialmente? Porque aí sim, nós vamos ter restrição de direitos, vamos dizer que algumas pessoas têm direito ao atendimento escolar e outras não. Na Constituição brasileira o direito à educação é de todos”, disse Martinha Clarete dos Santos, diretora de Políticas de Educação Especial do MEC.

“Nós não podemos nivelar, achar que todos os deficientes são iguais. Às vezes temos dois autistas estudando, um se desenvolve de uma forma e outro se desenvolve de outra. Isso não é matemático. A gente tem um lema: não vamos restringir direitos, vamos ampliar direitos: escola comum mantendo sua obrigação de atender e a escola especial atendendo aquele que não se adequa ao sistema comum. É a família deve avaliar o que é melhor para os seus filhos”, defendeu o deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), que também é presidente da Federação das Apaes de Minas Gerais.

Ainda segundo o deputado Eduardo Barbosa, o relatório do senador José Pimentel (PT-CE) – aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, que mudou a meta 4, tem outros problemas.

“Ele [o texto] congela até 2016 as matrículas nessas escolas especiais. Outro problema, é que o texto diz que as escolas para surdos tem funcionar só dentro das escolas comuns, mas é importante lembrar que os surdos também defendem a escola especial bilíngue só deles, porque para desenvolver a Língua Brasileira de Sinais, eles precisam conviver entre eles”, acrescentou o deputado.

“O que está acontecendo hoje é que essa experiência de integração nas escolas públicas não tem sido vitoriosa, tem sido extremamente complexa. Me parece que as duas posições estão corretas, a ideia de incluir cada vez mais essas crianças numa vida social mais intensa é muito importante, mas nós não podemos permitir que a entrada despreparada nesses espaços públicos termine dificultando mais as suas vidas, levando abullying e a uma série de constrangimentos e dificuldades no aprendizado”, disse a senadora Lídice da Mata (PSB-BA).

A proposta do Plano Nacional de Educação está na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e na semana que vem deve seguir para a Comissão de Educação (CE) onde terá o mérito analisado, antes de ir para votação no plenário da Casa. Segundo o senador Cyro Miranda (PSDB-GO), presidente da CE, a intenção é que o texto da Câmara seja resgatado na comissão.

Para construir um entendimento entre governo e representantes de entidades de pessoas com deficiência, o senador Paulo Paim (PT-RS) vai tentar intermediar um encontro de representantes dessas entidades com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Edição: Denise Griesinger

12 agosto 2013

A maioria das deficiências das pessoas são adquiridas

Segundo informações da ONU (Portal I. Social) a maioria das pessoas com deficiências adquirem a condição ao longo da vida. 

Existem dois tipos de deficiência, a congênita e a adquirida. As deficiências congênitas são as que provêm do nascimento e as adquiridas são as adquiridas ao longo da vida. 
No Brasil, 56,6% das deficiências são adquiridas. Isso se deve, principalmente, pelo aumento considerável da violência urbana. Todos os meses, cerca de 8.000 brasileiros adquirem uma deficiência em consequência de:
• Acidentes com arma de fogo: 46%
• Acidentes de trânsito: 30%
• Outros: 24%

Por isso que ações preventivas podem ter resultados mais efetivos.

Neste sentido, o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Cruz Alta convida toda a Comunidade a participar das atividades da III Semana da Pessoa com Deficiência de Cruz Alta, que será realizada neste mês.


Não é um momento só das pessoas com deficiência, é um momento de cidadania que pode ser manifestado pela atitude de todos em querer um lugar melhor para viver. 

11 agosto 2013

Se eu pudesse


Se eu pudesse VER, queria admirar sua mão, só por um minuto;
Se eu pudesse OUVIR, queria ouvir sua voz, quando me diz não;
Se eu pudesse ANDAR, queria seguir todas suas pegadas;
Se eu pudesse FALAR, queria dizer que te amo;
Se minha cabeça organizasse meus PENSAMENTOS, queria te desejar FELIZ DIA DOS PAIS!

(Edivan Souza)

A todos os Pais , um homenagem do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com deficiência de Cruz Alta - 2013 

10 agosto 2013

Faltam 14 dias para a abertura da III Semana da Pessoa com Deficiência de Cruz Alta

Confira a evolução dos apoio até o momento. Acessem ao lado a programação e as oportunidades para ajudar-nos a fazer a III Semana da Pessoa com Deficiência de Cruz Alta.



09 agosto 2013

Meta 4 do PNE: pelo direito ao Ensino Especializado

Por iniciativa da Federação Nacional das APAES acontece, nesta semana, a mobilização nacional para questionar o novo texto da Meta 4, do Plano Nacional de Educação do decênio 2011-2020.

Na verdade, a Meta 4 não representa só uma grande ameaça ao trabalho das APAES, mas também é uma ameaça a todas as Escolas de Ensino Especializado. 

Leia o texto da Meta 4 do Projeto de Lei 8035/2010 que será votado no Senado:

Ijuí recebe ônibus com rampa de acesso para alunos da educação especial

Rádio Progresso | 08.08.13

A Secretaria de Educação de Ijuí (Smed) recebeu um ônibus do Ministério da Educação, por meio do programa Caminho da Escola. O ônibus, no valor de R$ 132 mil, possui uma rampa de acesso para atender alunos da educação especial.



De acordo com o secretário municipal de Educação, Eleandro Lizot, “o veículo irá ampliar a frota de veículos da secretaria, qualificando o transporte de alunos da educação especial da rede municipal de ensino”. O programa Caminho da Escola visa disponibilizar aos estados e municípios os recursos necessários para implantar soluções de transporte escolar.

Conforme o prefeito Fioravante Ballin, “o ônibus com a rampa será de extrema importância para facilitar o transporte de estudantes com necessidades especiais, uma vez que a acessibilidade é uma condição básica da inclusão social”. Ballin também destaca que o investimento no equipamento irá potencializar o transporte de alunos.


07 agosto 2013

Executivo não tem recursos para a III Semana da Pessoa com Deficiência

A União, o Estado do RS e o Município de Cruz Alta definiram a Semana da Pessoa com Deficiência por meio de Lei, para ser um período de mobilização social, sempre, na última semana do mês de agosto, sob coordenação do Poder Executivo.

A União criou em 1964, por meio do Decreto 54.188, de 24 de agosto, pelo qual o Marechal Castelo Branco mandou escrever assim: “Fica instituída a Semana Nacional da Criança Excepcional, que deverá ser comemorada, anualmente, de 21 a 28 de agosto em todo Território Nacional”.

No Estado do RS a Semana já está na XIX edição, sendo realizada no período de 21 a 28 de agosto. Atualmente, é a Lei Estadual nº 13.320, de 21 de dezembro de 2009, que determina que a FADERS coordene as atividades da Semana.

Em Cruz Alta, somente em 2009, por meio da Lei Municipal Nº 1872, de 16 de setembro, foi criada a Semana da Pessoa com Deficiência, que prevê o Executivo como realizador das atividades.

Nas três leis dos entes federados observa-se a preocupação da sociedade em reconhecer a necessidade de eliminar barreiras para que a inclusão das pessoas com deficiência em todos os espaços da vida social.

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Cruz Alta não é um órgão do Executivo. Ele foi criado pela Lei 1.540/2006 para fiscalizar o Executivo nas questões da Política Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Contudo, pela omissão o Executivo o Conselho coordena as atividades desde a primeira edição em 2011¹.

Esta III Edição da Semana da Pessoa com Deficiência de Cruz Alta já está sendo planejada desde o ano passado pelo Conselho, onde o Executivo possui 8 representantes. Segunda-feira (5), para surpresa, o Conselho foi informado que o Executivo (SMDS) não dispunha de recursos para apoiar o evento. 

SABEMOS que movimento das pessoas com deficiência de Cruz Alta é construído com muito esforço e dedicação por pessoas com deficiência, familiares, trabalhadores da Educação, trabalhadores da Saúde e pessoas anônimas todas acostumados com as barreiras do cotidiano, por isso seguimos em frente. Toda programação está confirmada.

Nota: nas edições de 2011 e 2012 o Executivo/SMDS prestou o apoio logístico (som, alimentação e material gráfico)

Edivan Souza
Presidente CMPD Cruz Alta

05 agosto 2013

Quarta-feira (07) tem mobilização em frente a Assembléia

Será realizada nesta quarta-feira (07/08),  ás 14 horas, em frente a Assembléia Legislativa do Estado do RS,  grande mobilização das pessoas com deficiência e familiares com a finalidade apresentar às autoridades três demandas:
- A manutenção das Escolas Especiais no PNE; 
- Inclusão com a coexistência entre escola comum e escola especial; e
- Retomada do texto da Meta 4 aprovada na Câmara dos Deputados. 

O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEPEDE) do RS está convidando os Conselhos Municipais e todas as pessoas com deficiência para que participem e ajudem neste importante momento político da sociedade brasileira.

Com informações do COEPEDE

04 agosto 2013

Cruz Alta tem nova Lei, que torna o CMPD mais representativo

A Lei Municipal Nr 2363/13, de 22 de julho de 2013, alterou o Art.4 da Lei 1.540/2006, que criou o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Cruz Alta. Nessa Lei de 2006, todas as vagas do Conselho estavam previstas no Art. 4º, assim não era possível a substituição de entidades que passassem a situação de inatividade e, também, acolher entidades que fossem criadas no município, sem novo processo legislativo.
Foto CMPD - IV Conferência Municipal  dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Cruz Alta realizada em 16 mai 12
Com a nova Lei a formação do Conselho passou a ser regulado pelo Regimento Interno. Assim, o Conselho passa a ser mais dinâmico e representativo, pois permite que as entidades antigas do Conselho reafirmem, periodicamente, a situação de funcionamento e novas entidades, também, tenham oportunidade de assegurar espaço no Conselho. 

Dessa forma, o Conselho cria condições para que tenha maior representatividade para propor e fiscalizar a política municipal dos direitos das pessoas com deficiência. 

Dia 26 de agosto de 2013, durante a III Semana da Pessoa com Deficiência de Cruz Alta, será lançado o edital para escolha das oito entidades da sociedade, que constituirão o Conselho para o exercício 2013/2015.

Confira, a proposta de mudança da Lei iniciou em novembro de 2011.

Cruz Alta - Em novembro foi encaminhada a proposta de Lei para criação do Fundo Municipal

Leia seguir, o texto da Lei nº 1540, de 26 de setembro de 2006, já com a alteração feita pela Lei nº 2363/2013.

03 agosto 2013

Causas das Deficiências podem ser estudadas na Escola

As causas da deficiência precisam ser divulgadas e, nada melhor, que começar pela  Escola. A Semana da Pessoa com deficiência é o momento especial, quando a comunidade é chamada a discutir o assunto. 

Assim, o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Cruz Alta, transcreve a seguir o material produzido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (http://penta2.ufrgs.br/edu/telelab/edusurdos/deficien.htm#causas), com a finalidade de subsidiar trabalhos escolares, relacionados a prevenção das deficiências.



CAUSAS DAS DEFICIÊNCIAS

As causas da deficiência são muitas e complexas, muitas vezes não existindo uma causa única.

Estão classificadas em:

  • Pré-gestacionais
  • Pré-natais
  • Peri-natais
  • Pós-natais