26 agosto 2013

Pessoas com Deficiência falam na Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Cruz Alta

Hoje (26) o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Cruz Alta participou da Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Cruz Alta, como ato alusivo a III Semana da Pessoa com Deficiência.
A Sra. Maria Oliveira Fogliato, com deficiência visual, falou sobre a necessidade de adaptação arquitetônica da cidade, das situações de preconceito e discriminação e, ainda, da importância de pessoas qualificadas e dedicadas para acolher e reensinar a viver, quando a deficiência chega durante a vida.

Foto: CMPD Cruz Alta - Sra. Maria Oliviera Fogliato
 A jovem, Fernanda Abdalla, com deficiência auditiva, acompanhada de sua mãe e interprete, Marilei Cruz, falou das grandes barreiras que a pessoa com deficiência auditiva enfrenta, entre elas: a educação, pela falta de interprete de libras; relacionamento com outras pessoas, pelo fato das pessoas desconhecerem à comunicação. Por outro lado, falou que muitos amigos e colegas já estão mais dispostos a ajudar e que aos poucos os espaços públicos passam a ser mais acessíveis e disse, ainda, que mais gosta é de estar em contato com a natureza.

Foto CMPD Cruz Alta - Interprete Marilene Cruz e Fernanda Abdalla
A Escola Municipal de Ensino Especial Professor Pardal também participou com a apresentação de um coral conduzido pela Diretor Professora Aida e Prof. Getana.
Foto CMPD Cruz Alta - Apresentação da Escola Prof. Pardal
A participação das pessoas com deficiência em todos os espaços da comunidade é muito importante, por isso o Conselho fez o pedido ao legislativo para ocupar a tribuna popular, nesta Semana da Pessoa com Deficiência.

Eventos como esse, permitem tirar algumas conclusões.
Uma delas, é que a abertura de espaços para as pessoas com deficiência só acontece com pressão pela sociedade organizada, enquanto que, para outros segmentos - não menos nobres - os espaços são franqueados com tapete vermelho.

Outro ensinamento colhido é que as pessoas com deficiência, familiares e profissionais da educação especial são incansáveis nos propósitos que defendem, pois, nesta noite chuvosa com temperatura por volta de zero grau, saíram de suas casas e foram até a Câmara de Vereadores para dizer que, mesmo sendo 10 minutos¹, queremos.

______________________________
Nota
1 - Tempo da Tribuna Popular é de 10 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.