24 outubro 2009

Sugestões de Filmes - Pessoa com Deficiência

Curioso Caso de Benjamin Button
Deficiência física
Benjamin Button tem uma característica incomum: nascido com oitenta e poucos anos, ele rejuvenesce a cada dia que passa. Ainda assim, é um homem como qualquer outro, que não pode parar o tempo e precisa percorrer seu caminho, vivendo a sua história ao lado das pessoas que conhece e os lugares que freqüenta durante a sua jornada. Mas sua história é, principalmente, sobre o amor, e a dificuldade de estar ao lado de uma bela mulher, que envelhece enquanto ele fica mais jovem a cada dia.
Meu Pé Esquerdo
Deficiências Múltiplas
A história é uma adaptação da autobiografia do escritor irlandês Christy Brown, que sofria de paralisia. Apesar de nascer com o problema e ser considerado retardado, sua mãe (Brenda Fricker) nunca desistiu de estimulá-lo. Com seu pé esquerdo - a única parte do corpo que conseguia controlar - ele aprende a escrever e desenhar. Christy Brown (vivido no filme por Hugh O Conor como criança e por Daniel Day-Lewis como adulto) supera não apenas as barreiras físicas mas também as dificuldades emocionais, tornando-se poeta e pintor respeitado.
A Cor do Paraíso
Nas férias, Mohammad volta para seu vilarejo nas montanhas, aonde vai junto da família ao norte do país. Da avó e irmãs, recebe carinho e atenção. Do pai, ganha desprezo e ressentimento. Mohammad é um garoto muito vivo que tem uma enorme sensibilidade e no contato com a natureza descobre coisas novas iniciando o seu amadurecimento. O seu jeito simples de ver o mundo é uma lição de vida.

Sempre Amigos
Maxwell Kane (Elden Henson) é um garoto de 14 anos que tem dificuldades de aprendizado e vive com seus avós desde que testemunhou o assassinato de sua mãe, morta pelo marido. Quando Kevin Dillon (Kieran Culkin), um garoto que sofre de uma doença que o impede de se locomover, se muda para a vizinhança eles logo se tornam grandes amigos. Juntos vivem grandes aventuras, enfrentando o preconceito das pessoas à sua volta.

Oitavo Dia
Harry (Daniel Auteuil) é um empresário estressado, que trabalha no departamento comercial de um banco belga e foi abandonado por sua esposa e filhas há pouco tempo. Deprimido, ele se dedica ao trabalho durante os sete dias da semana. Até que um dia ele decide vagar pelas estradas da França, sem rumo definido. Após quase atropelar Georges (Pascal Duquennes), que sofre de síndrome de Down, Harry decide levá-lo para casa, mas não consegue se desvencilhar dele.

Gilbert Grape, Aprendiz de Sonhador
História de uma família que vive em Endora, uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos onde Gilbert Grape (Johnny Depp) carrega o peso de sustentar toda sua família, pois sua mãe após a morte do marido passa os dias sem se levantar do sofá, somente comendo... comendo e comendo, pesando 250 quilos. Arnie (Leonardo Di Caprio) é seu irmão menor um deficiente mental que teima em subir na perigosa e alta caixa d água da cidade e por quem Gilbert tem um carinho especial.

Ensaio Sobre a Cegueira
Conta a história de uma inédita epidemia de cegueira, inexplicável, que se abate sobre uma cidade não identificada. Tal "cegueira branca" - assim chamada, pois as pessoas infectadas passam a ver apenas uma superfície leitosa - manifesta-se primeiramente em um homem no trânsito e, lentamente, espalha-se pelo país. Aos poucos, todos acabam cegos e reduzidos a meros seres lutando por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. À medida que os afetados pela epidemia são colocados em quarentena e os serviços do Estado começam a falhar, a trama segue a mulher de um médico, a única pessoa que não é afetada pela doença.

O Milagre de Anne Sullivan
A incansável tarefa de Anne Sullivan (Anne Bancroft), uma professora, ao tentar fazer com que Helen Keller (Patty Duke), uma garota cega, surda e muda, se adapte e entenda (pelo menos em parte) as coisas que a cercam. Para isto entra em confronto com os pais da menina, que sempre sentiram pena da filha e a mimaram, sem nunca terem lhe ensinado algo nem lhe tratado como qualquer criança.

O Óleo de Lorenzo
Um garoto levava uma vida normal até que, aos seis anos, ele passa a ter diversos problemas de ordem mental, que são diagnosticados como ALD, uma doença extremamente rara e que provoca uma incurável degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em no máximo dois anos. Os pais do menino ficam frustrados com o fracasso dos médicos e a falta de medicamento para uma doença desta natureza. Assim, começam a estudar e a pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que possa deter o avanço da doença.

Uma Lição de Amor
Deficiência Intelectual
"Uma Lição de Amor" é a comovente história de Sam Dawson (SEAN PENN), um pai com deficiências mentais que cria sua filha Lucy (DAKOTA FANNING) ajudada por um grupo de amigos bem especial. Ao completar sete anos de idade, Lucy começa a ultrapassar seu pai intelectualmente, e a forte ligação existente entre os dois é ameaçada quando uma assistente social decide que a menina deve ir viver com uma família adotiva.

Rain Main
Conta a história de Charlie Babbitt, um jovem que viaja à um hospital psiquiátrico para tentar descobrir quem é o beneficiário da fortuna que seu pai deixara ao falecer, já que para Charlie ele deixara apenas rosas premiadas e um carro. Ao chegar ao hospital, Charlie descobre que o beneficiário é Raymond, um irmão mais velho autista de quem nunca ouvira falar. Para garantir o dinheiro da herança, Charles se aproxima de Raymond, disposto a brigar judicialmente pela guarda legal do irmão. Os dois então viajam pelo país, conhecendo-se e aprendendo a conviver, e passando por inúmeras dificuldades. Aos poucos, o laço entre os dois irmãos ganha força e o dinheiro deixa de ser importante.

Perfume de Mulher
Deficiência Visual
Al Pacino, ganhou o seu primeiro Óscar de Melhor Actor com esta magnífica actuação, onde interpreta o papel de um tenente-coronel cego e já reformado, que contrata um jovem (Chris O’Donnell) para que o ajude a conquistar uma atraente mulher (Gabrielle Anwar). Este é um filme surpreendente e com um invulgar argumento, onde os opostos se atraem, quando os três embarcam num alucinante fim de semana que lhes irá mudar a vida para sempre. O filme acompanha os dois durante o fim de semana, quando situações emocionantes os ensinam sobre os relacionamentos e significados da vida.
Janela da Alma
Dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, falam como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo. O escritor e prêmio Nobel José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o cineasta Wim Wenders, o fotógrafo cego franco-esloveno Evgen Bavcar, o neurologista Oliver Sacks, a atriz Marieta Severo, o vereador cego Arnaldo Godoy, entre outros, fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão: o funcionamento fisiológico do olho, o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade, o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens e também a importância das emoções como elemento transformador da realidade ­ se é que ela é a mesma para todos.

De Porta em Porta
Traz a dramática e verídica história de William H. Macy que interpreta Bill Porter, um homem que ganha à vida de uma maneira não tão usual. Ele é vendedor e vai até a casa das pessoas para conseguir ganhar seu dinheiro. A vida de Porter seria normal e tranqüila se não fossem alguns empecilhos... Ele é um homem de ambição e sonha com uma carreira profissional. Uma que lhe desse méritos e pela qual sentissem orgulho dele. O grande problema é que esse humilde vendedor sofre de uma doença cerebral, o que o impediu de realizar alguns objetivos.

Simples como Amar
Deficiência Mental (intelectual)
Quando a jovem Carla Tate (Juliette Lewis) se forma na escola preparatória que freqüentou desde pequena por conta de um problema mental, ela só espera ser aceita pela sociedade e conseguir viver de forma independente. No entanto, permitir que Carla viva de forma independente não seja algo que sua família, temerosa em relação ao seu bem estar, esteja disposta a permitir. Além de tudo, Carla acaba se apaixonando por Daniel (Giovanni Ribisi), um jovem que tem problemas mentais semelhantes e com quem ela quer se casar, provando que amar é mais simples do que qualquer outra coisa.

Gaby uma Historia Verdadeira
Apesar de inteligente e lúcida, Gaby Brimmer (Rachel Chagall) nasceu com problemas neurológicos que limitam drasticamente o controle sobre seu corpo. Sem jamais ter conseguido andar, falar ou mexer as mãos, Gaby torna-se famosa ao escrever um livro usando o pé esquerdo e uma máquina de escrever elétrica.

Feliz Ano Velho
Baseado no livro (e na história real) do escritor Marcelo Rubens Paiva. A trama fala de Mário (Marcos Breda), um jovem estudante que dá adeus à sua adolescência ao mergulhar e bater a cabeça em uma pedra no fundo de um lago tornando-se tetraplégico. Preso à sua cadeira de rodas, o que parecia difícil fica pior e o rapaz, diante do que parecia o fim, começa a reviver e resgatar momentos importantes de seu passado, até descobrir uma nova força em sua vida.

Uma janela para o céu
Trata-se de história passada em 1955, quando a jovem Jill, então com 18 anos de idade, revela-se um enorme talento para o esqui e aposta certa para vencer os Jogos Olímpicos de Inverno de 1956. Mas acontece uma fatalidade: Jill por pouco não perde a vida após uma queda brutal na neve, mas fica paralisada do pescoço para baixo. Ainda que esteja impedida de praticar esportes para sempre, Jill agora tem outra batalha: viver e conviver com sua deficiência. Para isso ela vai contar com a ajuda de amigos, dos pais e parentes.
Ray (Ray Charles)
Deficiência visual
Em 1932 Ray Charles (Jamie Foxx) nasce em Albany, uma pequena e pobre cidade do estado da Georgia. Ray fica cego aos 7 anos, logo após testemunhar a morte acidental de seu irmão mais novo. Inspirado por uma dedicada mãe independente, que insiste que ele deve fazer seu próprio caminho no mundo, Ray encontrou seu dom em um teclado de piano.
Encaminhe sua dica de filme para cmpdcruzalta@gmail.com
Organização: Edivan Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.