24 maio 2012

Curso de Odontologia voltado para as pessoas com deficiência da FADERS chega a sua 12ª edição



Faders | 22.05.12

Formar dentistas e auxiliares para atendimento de pessoas com deficiência e necessidades especiais, há onze anos, tem sido o papel do curso ministrado pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento das Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades do RS - FADERS, na Unidade de Atenção Especializada Morretes, na capital.
 O curso que iniciou no ano 2000, já qualificou mais de cento e quarenta cirurgiões-dentistas e 61 auxiliares em saúde bucal de diversos municípios do Rio Grande do Sul. A média de pacientes atendidos durante os cursos é 237 e são realizadas cerca de 900 consultas em cada edição, sendo uma média de 1220 procedimentos odontológicos. Tendo a carga horária total de 184 horas. Seus participantes são cirurgiões-dentistas vinculados ao SUS e Pessoal Auxiliar, que atuam junto à equipe de saúde bucal no Estado do Rio Grande do Sul. O curso é gratuito e onde também são realizados trabalhos de pesquisa, monografias e elaboração de projetos de implementação de serviços de atendimento odontológico a pessoa com deficiência.

Para esta edição do curso estão participando do curso representantes de 18 municípios gaúchos até o momento, sendo que o mesmo está programado para desenvolver-se no período de um semestre. A linha didático-pedagógica enfatiza um modelo de ensino-aprendizagem centrado na realidade dos serviços de saúde pública e na experiência vivida pelo aluno na prática da odontologia para pessoas com deficiência; orientando à aprendizagem em função do estudo e da problematização da realidade de saúde bucal das pessoas com deficiência, estimulando a capacidade crítica, reflexiva e resolutiva dos alunos, através da fundamentação teórica e conceitual necessária da prática odontológica na especialidade. Atualmente o Rio Grande do Sul, e o único estado a oferecer um curso para os profissionais da odontologia com esta temática.

A aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento Para Cirurgiões Dentista e Pessoal Auxiliar no Atendimento odontológico ao Paciente com Deficiência e Necessidades Especiais, realizado pela Secretaria de Justiça e Direitos humanos, através da FADERS, em parceria com a Escola de Saúde Pública – ESP, acontece na próxima quinta-feira, 24/05, no auditório da ESP, na capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.