Realizou-se nos dias 31 de agosto, 1 e 2 de setembro de 2009, a Oficina de estudo da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), na Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA), em Cruz Alta, RS. A Oficina é uma iniciativa do Comando da AD3 e da Professora Especialista MARIA ELENA N. DA SILVA, com o apoio da EASA.
Foram capacitandos 22 militares do Comando da AD/3, 29º GAC AP, BCAD/3, HGuCA e EASA e 5 dependentes de militares.
Para a professora Maria Elena, o ensino da LIBRAS é importante para a comunidade, porque oportuniza à sociedade o conhecimento sobre o surdo e a cultura surda, promovendo assim, a inclusão social respeitando o direito à diversidade, que é inerente a todo os seres humanos, independente de suas habilidades ou deficiências. Deste modo, a inclusão ocorrerá não somente de direito, como também, de fato. Já a importância para os profissionais em geral, se dá em razão de ser um diferencial na qualificação, facilitando a comunicação com os surdos e assim, colaboram com a inclusão social e o respeito à diversidade.
A aluna, Thais Oliveira Fagundes, nutricionista, acredita que saber LIBRAS é extremamente importante, pois a maioria das pessoas não está preparada para, em caso de necessidade, se comunicar com os surdos; além de ser um diferencial no currículo e, ao mesmo tempo, poder ajudar as pessoas surdas a se comunicar.
A capacitação de militares em LIBRAS é uma iniciativa pioneira do Comando da AD/3.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.