26 maio 2012

Porto Alegre terá central de emprego para pessoas com deficiência

Band Notícias | 21.05.12

Secretaria Municipal da Acessibilidade e Inclusão Social terá banco de dados para cadastrar candidato e vagas.

Com 15% da população de Porto Alegre com algum tipo de dificuldade, a prefeitura criou o Programa Público de Acesso ao Emprego para as Pessoas com Deficiência. O objetivo da iniciativa é facilitar a colocação dessa população no mercado de trabalho, onde há carência de mão-de-obra. 

A principal ação é a criação de um banco de dados para registrar currículos de candidatos a vagas de emprego, seus tipos de deficiência e cadastrar oportunidades. O texto da lei sancionada na semana passada pelo prefeito José Fortunati diz que as pessoas com deficiência poderão fazer o registro diretamente no banco de dados. 

A expectativa da secretária municipal de Acessibilidade e Inclusão Social, Aracy Ledo, é disponibilizar o banco a partir de julho, exclusivamente a moradores de Porto Alegre. “Nosso trabalho é grande porque há muitas vagas, mas falta gente para elas. Muitas famílias não permitem que familiares com algum tipo de deficiência trabalhem”, informa a secretária. 

Cursos de qualificação 

Com a criação do programa, será intensificada a realização de cursos de qualificação por meio do Sistema de Conscientização, Incentivo e Qualificação Profissional, visando a despertar o interesse pelo treinamento às necessidades do mercado de trabalho. Atualmente, a procura pelos cursos é muito inferior às vagas oferecidas.

“Para se ter uma ideia, no ano passado só conseguimos formar cinco alunos no curso de informática para deficientes visuais. Alguns não têm quem os leve ao curso, outros não são autorizados pela família a se deslocar sozinhos”, conta Aracy. 

De acordo com a lei federal 8.213/1991, a empresa com cem ou mais funcionários está obrigada a dispor de 2% a 5% dos seus cargos a pessoas com deficiência, na seguinte proporção: até 200 funcionários, 2%; de 201 a 500 funcionários, 3%; de 501 a mil funcionários, 4%; e acima disso, 5%. 

Pela falta de trabalhadores em condições de assumir as vagas, há dificuldade de cumprir a lei. Informações sobre a secretaria podem ser obtidas pelo telefone 3289-1141 ou na rua Siqueira Campos, 1.300, segundo andar, no Centro Histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.