28 abril 2012

Realizada Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Porto Alegre


Faders | 27.04.12

Diretora Presidente da FADERS, Marli Conzatti, fala aos presentes no início das atividades na capital.
Ocorreu na última quarta-feira, 25/04, a IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre. A atividade foi promovida pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social em parceria com a FADERS, junto ao Palácio da Justiça. O objetivo da atividade foi debater e propor novas perspectivas e políticas públicas para esse segmento, focalizando no tema “Um olhar através da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU: Novas perspectivas e desafios”. Os trabalhos foram abertos e conduzidos pelo Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência - COMDEPA, Dilceu Júnior, que, na mesa de abertura, contou com diversas autoridades. A diretora presidente da FADERS, Marli Conzatti, falou aos presentes no evento a importância da atividade ser uma preparatória para a Conferência Estadual, que será no mês de Julho, também na capital.
Após a mesa de abertura, foram realizados uma série de palestras, onde o chefe de gabinete da FADERS Jorge Amaro, em sua fala também ressaltou a importância da atividade, sendo ela uma preparatória também para conferência nacional da pessoa com deficiência, que acontecerá no mês de dezembro. Também palestraram na conferência pela parte da manhã Alex Garcia, Cristina Mazhy e Juarez Miranda, onde no final do ciclo de palestras houve interação com os presentes por meio de perguntas encaminhadas aos palestrantes.
No período da tarde, os participantes dividiram-se em quatro grandes grupos, discutindo e criando três propostas cada, em temas relacionados à Educação, Esporte, Trabalho, Reabilitação Profissional, Acessibilidade Universal, Transporte, Habitação, Acesso à Justiça, entre outros. Por fim, foram eleitos treze delegados, que representarão a sociedade civil na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que acontecerá de 20 a 22 de julho, na capital. Atividade que será um espaço de debates sobre a Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.