28 abril 2012

RS terá centro de capacitação profissional para pessoas com deficiência

Faders | 26.04.12
O secretário Fabiano, o presidente nacional do INSS, Mauro Hauschild, e a Presidente da Faders, Marli Conzatti, reuniram-se com entidades para tratar do tema
Uma parceria entre governo do Estado, INSS, entidades e empresas oferecerá uma nova perspectiva profissional para as pessoas com deficiência no Rio Grande do Sul. Na tarde desta terça-feira (24), o presidente do INSS, Mauro Hauschild, e o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, reuniram-se com lideranças ligadas ao tema para definir a instalação de um Centro de Habilitação e Reabilitação para Pessoas com Deficiência em Porto Alegre. O encontro ocorreu no prédio onde deverá funcionar o centro, na avenida Bento Gonçalves.

O local, inaugurado em 1977, tem um histórico de formação profissional. No prédio, funcionaram cursos de capacitação e profissionalização, interrompidos há cerca de 10 anos. Com a retomada das atividades focadas nas pessoas com deficiência, o INSS deverá ceder três andares ao Estado para a instalação do centro.

A intenção é que o local seja uma referência em reabilitação profissional para as pessoas com deficiência, oferecendo capacitação e estudos, além de desenvolver tecnologia e conhecimento para outros pontos de atendimento no Estado. A proposta, que prevê também o uso de técnicas assistidas para melhorar a saúde, está sendo elaborada pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades (Faders). A partir de agora, um Comitê Executivo definirá em até 30 dias as formas de custeio do centro e como será gerido o atendimento.

"Já temos todas as instâncias de governo e as entidades alinhadas e trabalhando juntas, de maneira que agora encaminharemos de maneira executiva a instalação do centro. Além do atendimento, aqui será um local de geração de conhecimento para a reabilitação das pessoas com deficiência”, afirmou o secretário Fabiano.

Hauschild também comemorou a iniciativa. “Já temos as condições técnicas e o local para instalar o centro, que será uma grande vitória para todos nós”, completou o presidente do INSS.


Fonte: Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.