16 novembro 2009

Poema - BEM VINDO À HOLANDA

Emily Perl Knisley, 1987
Freqüentemente, sou solicitada a descrever a experiência de dar à luz a uma criança com deficiência - Uma tentativa de ajudar pessoas que não têm com quem compartilhar essa experiência única a entendê-la e imaginar como é vivenciá-la. Seria como... Ter um bebê é como planejar uma fabulosa viagem de férias - para a ITÁLIA! Você compra montes de guias e faz planos maravilhosos! O Coliseu. O Davi de Michelângelo. As gôndolas em Veneza. Você pode até aprender algumas frases em italiano. É tudo muito excitante.
Após meses de antecipação, finalmente chega o grande dia! Você arruma suas malas e embarca. Algumas horas depois você aterrissa. O comissário de bordo chega e diz:
- BEM VINDO À HOLANDA!
- Holanda!?! - Diz você. - O que quer dizer com Holanda!?!? Eu escolhi a Itália! Eu devia ter chegado à Itália. Toda a minha vida eu sonhei em conhecer a Itália!
Mas houve uma mudança de plano vôo. Eles aterrissaram na Holanda e é lá que você deve ficar.
A coisa mais importante é que eles não te levaram a um lugar horrível, desagradável, cheio de pestilência, fome e doença. É apenas um lugar diferente.
Logo, você deve sair e comprar novos guias. Deve aprender uma nova linguagem. E você irá encontrar todo um novo grupo de pessoas que nunca encontrou antes.
É apenas um lugar diferente. É mais baixo e menos ensolarado que a Itália. Mas após alguns minutos, você pode respirar fundo e olhar ao redor, começar a notar que a Holanda tem moinhos de vento, tulipas e até Rembrants e Van Goghs.
Mas, todos que você conhece estão ocupados indo e vindo da Itália, estão sempre comentando sobre o tempo maravilhoso que passaram lá. E por toda sua vida você dirá: - Sim, era onde eu deveria estar. Era tudo o que eu havia planejado!.
E a dor que isso causa nunca, nunca irá embora. Porque a perda desse sonho é uma perda extremamente significativa.
Porém, se você passar a sua vida toda remoendo o fato de não ter chegado à Itália, nunca estará livre para apreciar as coisas belas e muito especiais sobre a Holanda.
Colaboração (Luiz Henrique)

9 comentários:

  1. O Q TENHO A DIZER É QUE HOLANDA É LINDA

    NAO ME IMAGINO EM OUTRO LUGAR SE NAO NELA

    HOLANDA DEFINITIVAMENTE É A MINHA VIDA ...

    VOLTARIA A HOLANDA SE NECESSARIO

    A ITALIA JA NAO ME FAZ MAIS FALTA !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TEM CERTEZA Q VC ENTENDEU O POEMA?

      Excluir
  2. Olá amigo. Obrigado pela vista ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  3. Holanda também é um otimo lugar

    ResponderExcluir
  4. Estive na Holanda por um tempo embora ja tivesse vivido na Italia, sem ter percebido o quanto era bom viver lá porque tudo é mais simples e o desconhecido não existe para nos amedrontar, mas percebo que as coisas mais importantes da minha vida vivi na Holanda ainda que com todas as dificuldades que enccontrei lá, percebo que só lá, dei o meu melhor e fui melhor.Hoje estou na Italia novamente e percebo que não importa onde estejamos, temos que dar sempre o nosso melhor e se conseguirmos fazer isso sempre seremos felizes nessa jornada que se chama Vida!

    ResponderExcluir
  5. Nunca fui à Holanda e nem à Itália. E também nunca fui chamada de mãe.
    Não porque eu não tenha desejado nenhuma dessas três coisas maravilhosas! Mas sim porque não estava escrito.

    Hoje, com os anos de vida que tenho, ainda posso desejar um passeio maravilhoso. Mas dar à luz a um serzinho branquinho ou moreninho, bonitinho ou com carinha de joelho, menininho ou menininha, "normal" ou "especial"... ah, esse presente é só para aquelas a quem o Pai permite!

    Um beijo a todos,

    Rosangela Maria de Meneses
    São Paulo - Brasil
    jun/2012

    ResponderExcluir
  6. Quando fui a Italia pela 1a. vez, que alias também era meu grande sonho e realizei com muita dificuldade, comecei a sentir um imenso prazer já nos meses de preparativos, e imaginava que poderia "pousar" em Holanda. Lembro de rezar para que, se alguém tivesse de aterrisar na Holanda e ficasse decepcionado e desmerecesse esta valiosa viagem, que Deus me pusesse neste voô. Fui 2 vezes à Itália. Acho que a Holanda deve ser apenas diferente e em alguns raros aspectos mais difícil. Mas AMOR é AMOR e quem sente já é um ser agraciado. Se pudermos dar AMOR então, é uma grande benção, pois temos sobrando... e é quando estamos mais próximos do Divino! Indistintamente... Beijo nos corações de todos os viajantes, com destino a Itália e a Holanda!

    ResponderExcluir
  7. Desde pequena tive vontade de ¨ ir a Itália¨, e graças a Deus consegui ¨ ir a Itália¨ , mas não seria tão ruim¨ ir a holanda¨, por que na verdade o que sempre desejei é apenas¨ viajar¨!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o poema !!! Vou fazer uma peça sobre ele !!!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário.