10 maio 2013

Porto Alegre: Grupo de Trabalho de Acessibilidade se reúne na sede do MP

MP RS | 10.05.13

Ocorreu nesta quarta-feira, 8, na sede do MP, mais uma reunião do Grupo de Trabalho de Acessibilidade e Mobilidade Urbana para Pessoas com Deficiência, que é constituído por representantes da Prefeitura de Porto Alegre e de entidades de defesa dos Direitos Humanos. Na pauta do encontro esteve a importância da população no que diz respeito às vagas preferenciais para pessoas com deficiência em estacionamentos particulares da Capital. 

Os trabalhos foram coordenados pelo Promotor de Justiça Miguel Velasquez, Coordenador do Centro de Apoio de Defesa dos Direitos Humanos. No início da reunião, o Secretário Municipal Especial de Acessibilidade e Inclusão Social, Raul Cohen, apresentou os primeiros resultados de uma pesquisa que a Administração Muncipal está realizando para saber quais estacionamentos de shoppings e centros de eventos estão adequados quanto às normas de acessibilidade. 

Durante o encontro foram discutidas estratégias de comunicação para a elaboração de uma campanha de conscientização que visa educar a população sobre os direitos das pessoas com deficiência nos estacionamentos de estabelecimentos privados. Também foi detalhada uma ação que tem o objetivo de identificar – através de um cartão – os motoristas que utilizam as vagas reservadas para deficientes, idosos e gestantes, coibindo as pessoas que utilizam indevidamente estes espaços. 

Outro ponto abordado foi a busca de uma aproximação com as Secretarias Estadual e Municipal da Educação para buscar ações de conscientização sobre as vagas preferenciais com crianças e adolescentes. “Eles vão ser os grandes multiplicadores desse trabalho”, afirmou Miguel Velasquez. 

Participaram da reunião representantes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência, da Secretaria Municipal de Urbanismo, da Secretaria Municipal de Obras e Viação, e da Secretaria Estadual de Justiça e dos Direitos Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.