06 junho 2012

Cruz Alta - Secretários assumem compromisso com a acessibilidade das calçadas

O compromisso de proporcionar a acessibilidade universal das calçadas na cidade de Cruz Alta foi assumido nessa terça-feira (05/06) pela Secretária Municipal de Planejamento*, Luisa  Cristina Pieniz e pelo Secretário Municipal da Fazenda*, Antônio Begnini, durante a Sessão do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), realizada na Câmara Municipal de Vereadores.
Foto: CMPD
Após uma completa apresentação do tema pelos Secretários, pelos técnicos das duas Pastas e pelo professor Marcos Edler - coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicruz, os conselheiros contribuíram com perguntas e sugestões e, por fim, foram definidas ações, que já começam a ser implementadas.

A primeira ação é divulgação da Cartilha "Passeio Legal", da Secretaria de Planejamento, com o objetivo sensibilizar a comunidade para construção e/ou adequação dos passeios públicos.

Outra ação importante será a conquista do envolvimento da comunidade. O CMPD vai propor a todas as organizações públicas e privadas um plano de adesão de forma que todos os proprietários sejam incentivados a construir ou adequar as calçadas por iniciativa própria.



Outra ação, inédita no município, proposta pelo Professor Marco Edler, será a inclusão do tema "Mobilidade Urbana" na Semana Acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicruz, que será realizada em agosto.

Ficou registrado, também, que fase de sensibilização inciou hoje (5/6)e vai se desenvolver até 30/08/10. Após esse período iniciarão as notificações e autuações.


Por fim, a Secretária Luisa Cristina Pieniz e o Secretário Antônio Begnini, afirmaram que a legislação existente no município é suficiente para regular e exigir a acessibilidade universal das calçadas em Cruz Alta. 


Também esteve prestigiando o CMPD e colaborando com a avaliação do tema o vereador Ademar Guareschi.

A partir de hoje, todas as postagens desse blog conterá um link para a Cartilha do Passeio Legal. 

Acesse aqui
A cartilha impressa pode ser solicitada, gratuitamente, junto à Secretaria de Planejamento ou no CMPD.
____________________
* A Secretaria de Planejamento é responsável pela elaboração e gerenciamento do Plano Diretor.
* A Secretaria da Fazenda é responsável pela fiscalização de Obras e Posturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.