13 maio 2012

Prefeitura do Rio inaugura centro para pessoa com deficiência

O Dia | 12.05.12

Rio - A Prefeitura do Rio inaugurou no fim da manhã de sábado o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD) de Irajá. O local, totalmente preparado para atender pessoas com deficiência, tem como objetivo promover a inserção dessas pessoas àsociedade, além de melhorar a qualidade de vida delas. O espaço abrigará, inclusive, uma sala com um apartamento modelo. Com investimento de R$ 4,3 milhões, o centro atenderá cerca de 300 pessoas com deficiência auditiva, visual, física e intelectual. O evento contou com a presença do prefeito Eduardo Paes e da secretária da Pessoa com Deficiência, Georgette Vidor.
Eduardo Paes inaugura centro para pessoa com deficiência em Irajá
Construído num terreno de cerca de 1.600m², o espaço é composto por ambientes amplos que seguem a lei de acessibilidade universal (conforme ABNT NBR 9050), com pisos táteis de alerta e direcional, rampas com corrimão e banheiros adaptados. Para o atendimento à população, o centro conta com salas para oficinas, de atendimento e de fisioterapia. A unidade está equipada também com vestiários, centro de convivência, salas de cultura e lazer, informática, administração, assistência social, reunião, consultórios médicos e auditório.

No apartamento modelo, o paciente poderá aprender a executar tarefas diárias, como cozinhar, vestir-se, cuidar da higiene e arrumação do local, com mais autonomia e independência. O atendimento é feito por um terapeuta ocupacional e um auxiliar de reabilitação.

No centro da unidade terá um jardim terapêutico, que será um espaço destinado ao contato com a natureza, agregando elementos tranquilizantes e humanizadores. Também fazem parte deste ambiente elementos sensoriais, que estimulam os sentidos humanos.

Os Centros de Referência possuem equipes multidisciplinares, formadas por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, intérpretes de libras e instrutores de oficinas. Além do novo CRPD, ainda há mais três centros, em Vila Isabel, Campo Grande e São Conrado. Até o fim do ano, serão construídos outros dois, em Santa Cruz e Jacarepaguá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.