Professoras Fátima Rosane e Mary Janice |
De maneira participativa as palestrantes mediaram as reflexões a partir das experiências no modelo de ensino da Escola Professor Pardal, de Cruz Alta, onde atuam.
Esclareceram que a Escola Professor Pardal é um estabelecimento de ensino especial da rede pública municipal de Cruz Alta, que atua em apoio às demais escolas da Rede. Os alunos da Escola frequentam-á no turno inverso, onde recebem atendimento nas Salas Temáticas (SAT) conforme as habilidades de cada aluno. A estratégia é desenvolver as possibilidades a partir das potencialidades.
Duas características chamam a atenção da experiência pedagógica da Escola. A primeira é a dinamicidade do processo, pois são os alunos que se movimentam de Sala para Sala, quebrando o paradigma tradicional. A segunda característica é a inexistência de caderno para os alunos, pois as atividades envolvem outros recursos, como jogos, artes e brincadeiras.
Segundo as Professoras, a Escola também presta o apoio ao aluno junto a Escola Inclusiva, atuando como facilitadora.
Uma das reflexões postas pelas Professoras e pelos depoimentos dos Gestores e Educadores foi a necessidade das Escolas de Ensino Especial e as Escolas de Ensino Comum atuarem em conjunto, tendo como centro do processo pedagógico cada aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.