01 dezembro 2011

Cruz Alta - Reflexões acerca da Inclusão nas escolas de ensino comum

Professoras Fátima Rosane e Mary Janice
Em continuidade ao VI Seminário de Gestores e Educadores do Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, promovido pela SME de Cruz Alta, as professoras Fátima Rosane da Costa Souza e Mary Janice Drum realizaram, nesta tarde (1º), a palestra sobre "Reflexões acerca da Inclusão nas escolas de ensino comum".
De maneira participativa as palestrantes mediaram as reflexões a partir das experiências no modelo de ensino da Escola Professor Pardal, de Cruz Alta, onde atuam. 
Esclareceram que a Escola Professor Pardal é um estabelecimento de ensino especial da rede pública municipal de Cruz Alta, que atua em apoio às demais escolas da Rede. Os alunos da Escola frequentam-á no turno inverso, onde recebem atendimento nas Salas Temáticas (SAT) conforme as habilidades de cada aluno. A estratégia é desenvolver as possibilidades a partir das potencialidades.
Duas características chamam a atenção da experiência pedagógica da Escola. A primeira é a dinamicidade do processo, pois são os alunos que se movimentam de Sala para Sala, quebrando o paradigma tradicional. A segunda característica é a inexistência de caderno para os alunos, pois as atividades envolvem outros recursos, como jogos, artes e brincadeiras.
Segundo as Professoras, a Escola também presta o apoio ao aluno  junto a Escola Inclusiva, atuando como facilitadora.
Uma das reflexões postas pelas Professoras e pelos depoimentos dos Gestores e Educadores foi a necessidade das Escolas de Ensino Especial e as Escolas de Ensino Comum atuarem em conjunto, tendo como centro do processo pedagógico cada aluno. 

Apresentação dos alunos da Escola Professor Pardal


"Sai da Minha Aba..." Apresentação dos alunos da Escola Professor Pardal

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