02 dezembro 2011

Cruz Alta - Altas Habilidades e Superdotação no contexto escolar

" Um aluno com deficiência em determinada área pode ser um aluno com Altas Habilidades/superdotação em outra"


Aconteceu hoje (02), durante o VI Seminário de Gestores e Educadores do Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, promovido pela SME de Cruz Alta, a palestra proferida por Renata Gomes Camargo, sobre Altas Habilidades e Superdotação no contexto escolar.


Renata Gomes Camargo
Graduada em Educação Especial e Mestranda em Educação
Foto: Pietro
Renata fez um apanhado histórico e conceitual do tema e apresentou o Modelo dos Três Anéis (Renzulli): Habilidade acima da média; envolvimento com a tarefa; e criatividade. Sendo que a interseção dos anéis representa o comportamento de superdotação. Prosseguiu, distinguindo as categorias acadêmica e produtivo-criativa.
Apresentou as principais características da pessoa com superdotação, segundo o MEC: perfeccionismo, perceptividade, necessidade de aprender, necessidade de estimulação mental, necessidade de precisão e exatidão, senso de humor, sensibilidade e empatia, intensidade, perseverança, autoconfiança, autoconsciência, não conformidade, questionamento da autoridade e introversão. Lembrou que essa características não se manifestam no conjunto, logicamente, é particular de cada caso.

Teoria das Inteligências Múltiplas
Apresentou as principias teorias de sobre a Inteligência, em especial a Teoria das Inteligências Múltiplas, de Gardner.
Alertou para os mitos relacionado à superdotação, que podem influenciar na identificação ou diagnóstico e assim, influenciar nas ações mais efetivas para o desenvolvimento integral da aluno.
Sobre a identificação da superdotação do aluno, Renata  disse que é importante utilizar o máximo de informações, incluindo a participação do próprio aluno, família, outros professores, com metodologia planejada e adequada a cada caso. Sobre a metodologia, apresentou, detalhadamente, um modelo de procedimentos que podem ser utilizados no processo de identificação. Alertou que a identificação pode levar até 6 meses e a análise do dados é a fase mais complexa. 
Por fim, discorreu sobre propostas educacionais e serviços educacionais especializados e as práticas pedagógicas utilizadas na instituição que atua, em Santa Maria.  


Apresentação Cultural.
Alunos da Escola Santo Antônio, de Cruz Alta
Foto: Pietro
Foto: Pietro



Foto: Pietro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.