15 outubro 2011

Cruz Alta - Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência realiza sessão sobre Educação

O Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência de Cruz Alta, RS, realizou nessa última sexta-feira (14) mais uma sessão ordinária. A sessão foi realizada na Escola Municipal Intendente Vasconcelos no Bairro Progresso, que recebeu significativo número de pessoas com deficiência, professores, pais e alunos. 

Segundo, a Secretária do Conselho, Adriana Côrtes, “o Conselho realizou a sessão sobre educação com a finalidade de identificar as principais barreiras para a inclusão das crianças e jovens na Escola, sendo itinerante para melhor coletar as informações junto a comunidade”.

As Professoras Aline, da Escola Cooperação e Andiara, da Escola Municipal Frederico Baiocchi, apresentaram as experiências inclusivas em suas respectivas Escolas. A Fátima Costa, Psicopedagoga, apresentou as condições essenciais para que a inclusão aconteça. Carla Marques falou sobre a Conferência Internacional de Surdo-cegueira, na qual participou em São Paulo. Marilda, mãe de uma jovem com autismo, comentou sobre as dificuldades e as conquistas da sua filha na escola Especial. João Julio Souza, Ilson Willers e Paulo Bastos falaram sobre as experiências, como pessoas com deficiência.

O Conselheiro Paulo Bastos felicitou todos os professores pela comemoração do dia dos professores e falou sobre a importância do professor na vida dele para se desenvolver tendo uma deficiência física.

As maiores dificuldades identificadas para a inclusão na escola foram a preparação dos professores; adequação da estrutura física e pedagógica das escolas; a ausência de professores de LIBRAS e Braile, a falta de professor monitor em sala de aula; e a insuficiência do suporte especializado aos alunos e professores  falta de atuação conjunta da família, professora e escola.

Todas as informações coletadas serão encaminhadas à secretaria Municipal de Educação e a 9º Coordenadoria Regional de Educação.

O CMPD agradece à direção, professores e alunos da Escola Intendente Vasconcelos em nome do seu Diretor, Eliseu Santos Soares, e parabeniza pela importante iniciativa.

A próxima sessão do Conselho será dia 4 de novembro, às 14h, na Casa da Cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.