08 setembro 2011

Odontologia para Pacientes Especiais


Cristiane Medianeira Savian*
A prevenção de doenças bucais dirigidas a pacientes especiais é realizada principalmente, devido ao fato de apresentarem dificuldades psicomotoras que os impossibilitam de manter uma higiene bucal adequada.
Diante da possibilidade de se prevenir o surgimento da doença periodontal e da cárie dentária, através do controle da placa bacteriana, por ação mecânica de escovas dentais e a utilização de creme dental fluoretado, o desenvolvimento de um programa de educação e prevenção, com apoio dos familiares e cuidadores e quando necessário a adaptação de escovas dentais individualizadas, são condições geralmente necessárias para a ocorrência e melhora nos cuidados bucais dos pacientes portadores de necessidades especiais.
Os tratamentos odontológicos em pacientes especiais não visam apenas as técnicas odontológicas, e sim a integração multiprofissional e familiar proporcionando aos portadores de necessidades especiais sua integração plena na sociedade. Através da qualificação profissional, as dificuldades existentes em função da limitação físico-mental e social por eles apresentados, são contornadas e adaptadas para o êxito do tratamento odontológico no aspecto preventivo e curativo.
A visita frequente ao dentista é muito importante para o acompanhamento e manutenção das boas condições de saúde bucal dos pacientes com necessidades especiais.

* Autora: Odontopediatra CRO/RS 13946. Cruz Alta-RS

Um comentário:

  1. O CMPD agradece pela colaboração em encaminhar seu artigo e compartilhar o seu conhecimento conosco.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário.