05 maio 2010

Porto Alegre - Gre-Nal dá exemplo e bandeirão entra em campo pela Acessibilidade

O bandeirão da Campanha da Acessibilidade, carregado pelo Clodoaldo Silva (medalhista paraolímpico), Paulão, medalhista de ouro pela seleção brasileira de vôlei, João Derly, medalhista de ouro do judô brasileiro, Mosiah Rodrigues, medalhista panamericano, conselheiros do Conselho Estadual do Rio Grande do Sul e crianças do Projeto Crianças Colorada, invadiu o gramado do Beira Rio no primeiro jogo da final do campeonato gaúcho.

O bandeirão foi aplaudido em peso pelas torcidas, e transmitido para todo o Brasil pela TV Globo, Sport TV, Paper View e várias emissoras de rádio. Em suas entrevistas os atletas destacaram que a acessibilidade é um direito humano que tem de ser respeitado por todos e convidaram o telespectador a seguir essa idéia.

A campanha é para que possamos humanizar e sensibilizar toda a sociedade brasileira. O país que vai sediar uma Copa, uma Olimpíada e uma Paraolimpíada tem que começar pela acessibilidade. Em 2004, em Atenas, quando eu trouxe seis medalhas, mudou a consciência relativa à pessoa com deficiência. Hoje, não se vê mais a pessoa com deficiência como coitadinha. É preciso dar oportunidade, acessibilidade ? destacou Clodoaldo Silva. Na saída de campo, a torcida aos gritos de ah, ah, ah Clodoaldo é popular!!!!? aplaudiu Clodoaldo Silva de pé.
A Campanha Nacional da Acessibilidade é uma campanha de sensibilização, conscientização e mobilização da sociedade para a eliminação das barreiras culturais, de informação, arquitetônicas, dentre outras, que impedem as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida de participar efetivamente da vida em sociedade. A campanha beneficia diretamente um universo significativo de brasileiros: 25 milhões de brasileiros com deficiência, 17 milhões de pessoas idosas, gestantes, crianças, pessoas com mobilidade reduzida e obesas.

Além do Internacional e do Grêmio, fazem parte da Campanha outros grandes clubes de futebol como o Botafogo, Fluminense, Internacional, Corinthians, Vasco da Gama, Grêmio, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Bahia, Vitória: personalidades públicas como Adriana Behar, Shelda, Pelé, Ronaldinho Gaúcho, Zico, Roberto Dinamite, Paulo Victor, Rivellino, Neguinho da Beija-Flor; o Supremo Tribunal Federal, o Ministério Público Federal, Governos de Estado Prefeituras, entidades de defesa de direitos, conselhos nacionais, escolas de samba (Beija-Flor e Portela ). A campanha é coordenada pelo Conade. Conselho Nacional dos Diretos da Pessoa com Deficiência, órgão deliberativo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
Fonte: Conselho Estadual dos Direitos da PcD (cpdeficiente@sjds.rs.gov.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.