06 outubro 2012

Passou em BRANCO

Em um dos textos do antropólogo Roberto DaMatta encontrei a seguinte história: "Um imperador chinês adorava dragões. Colecionava suas imagens e os reverenciava. Os dragões, que ocupavam o lugar mais alto na hierarquia dos animais na China e eram associados ao próprio imperador - a palavra dragão em chinês produz o som do trovão, ficaram felizes quando, nas montanhas onde viviam exilados, souberam que ele os admirava. Rompendo o confinamento, eles resolveram visitá-lo. Desajeitados, rastejaram, galoparam e voaram para o palácio imperial. Foram recebidos com insultos. O imperador até tentou encarar a visita como uma cortesia. Mas, quando se viu diante daqueles bichos escamosos e fedorentos, que, enquanto falavam, provocavam labaredas que queimavam plantações, deixou de lado a admiração que sentia e os expulsou do palácio."

Esta história remete-nos para algumas reflexões sobre as propostas de governo dos candidatos a imperador da nossa cidade. Em específico, as propostas para a política municipal de atenção às pessoas com deficiência. 

Este blog comprova o grande esforço das pessoas com deficiência do município de Cruz Alta para verem assegurados os direitos e garantias nas ações do cotidiano. Assim, consolidamos as principais demandas no "Plano Cruz Alta Inclusiva". 

Então, no dia 27 de agosto de 2012 descemos da  montanha e apresentamos aos candidatos a imperadores no plano de convívio no império. 

Veja, que alguns deles nos receberam; outros evitaram as labaredas ou mesmo, só por indiferença.




Mas, insistimos  e entregamos o Plano a cada um deles. Vejam.



Já sabendo que não eramos tão adorados ou desejados, tínhamos a esperança que os candidatos a futuros imperadores dissessem algo - algo sobre o nosso plano. Pois, já sabemos que dizer não significa muito, mas é alguma coisa, para quem passa normalmente despercebido. Mas nada. Passou em BRANCO. 

Para ser justo, o CMPD recebeu somente duas manifestações sobre o plano: uma da candidata  a vereadora, ESTELA FAGUNDES, que ligou desculpando-se por não ter participado do evento de apresentação do plano; outra, do candidato a vereador,  FERNANDO JUSTEM, que encaminhou um termo de compromisso (veja no link).

Neste domingo será escolhido um novo imperador. Ele terá que conviver com dragões, com  escamas e labaredas. Provavelmente, terá que ter um plano para acomodá-los, pois eles já não aceitam  ficar na montanha.

Edivan Souza - Presidente do CMPD Cruz Alta




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.