14 março 2012

Criado telefone para informar sobre novos doadores de órgãos no RS


Zero Hora | 13.03.12

Publicada no Diário Oficial da Assembleia na segunda-feira, a lei que institui o Disque-Doação de Órgãos para Transplantes promete ser um caminho mais simples para a população tirar dúvidas sobre o assunto. Além disso, o número 123 pode ajudar a salvar mais vidas quando outras se vão.

A ideia de criar a lei partiu da sugestão de uma enfermeira que trabalha em uma central de transplantes de córnea. Ao relatar para o deputado Paulo Borges (DEM), a dificuldade enfrentada para informar novos doadores, surgiu a proposta de criar uma espécie de emergência, que as pessoas lembrem o número com facilidade.

— A iniciativa partiu da necessidade de termos um número mais fácil para decorar. Hoje temos um que é muito grande. Nem eu sei qual é — comenta Borges.

Para que seja implantado o Disque-Doação em todo Estado será preciso aumentar a estrutura atual da Central de Transplantes da Secretaria da Saúde para uma central 24 horas que possa atender o público. O número deve servir para sanar as dúvidas sobre o tema, para informar um órgão disponível e até mesmo para cadastrar doadores.

Segundo a coordenadora da Central de Transplantes, Rosana Reis Nothen, os números atuais para informar órgãos disponíveis são para uso das UTIs e emergências de hospitais, por isso não são de conhecimento da população em geral. Como a doação atualmente é consentida pela família, quando o paciente tem morte encefálica, a declaração de doador não poderia ser feita por telefone.

— É instrumento frágil porque não há como saber se é mesmo a pessoa que está na linha, precisaria existir a declaração de forma documental, pois esses números de três dígitos são muito suscetíveis a trotes. A população precisa de informações, tirar as dúvidas sobre o assunto — explica.

O secretário estadual adjunto da Saúde, Elemar Sand, explica que ainda não há um prazo definido para o sistema estar implantado, mas garante que o governo começará a fazer as mudanças estruturais necessárias.
Em números
:: Total de transplantes realizados em 2011 — 1.708
:: Total de transplantes realizados em 2010 — 1.417
:: De 1996 a 2011, foram realizados 16.153 transplantes de órgãos no Estado
:: O transplante de córnea é, disparado, o procedimento mais realizado no Estado. No ano passado, foram realizados 918 transplantes de córnea no RS, o que representa 53,7% do total em 2011. Logo atrás vem o transplante de rim, com 375 procedimentos realizados em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.