31 dezembro 2011

São Paulo - Começa organização para 1º censo de deficientes

Marina Pita | Terra | 30.12.11

A prefeitura de São Paulo está se preparando para realizar o primeiro censo das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, em 2012. Para isso, vem trabalhando em uma série de sistemas e adaptações para que o questionário possa ser totalmente acessível.

Para o site do censo do paulistano com deficiência haverão vários recursos, tais como ampliação de texto e contraste para pessoas com baixa visão e idosos. Haverá compatibilidade com os principais leitores de tela para as pessoas com deficiência visual e possibilidade de navegação com mouse, teclado ou outro dispositivo.
O site ainda disponibilizará, de maneira pioneira entre os sites do setor público, vídeos contendo a tradução de todos os textos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para que esta tradução seja feita com a maior qualidade possível, foi criado o Grupo de Trabalho para a Tradução do Questionário do Programa Censo-Inclusão.
O grupo realizou, no dia 6 de dezembro, a primeira reunião para realização do processo de tradução e gravação, da qual participaram os professores surdos Moryse Saruta, Daniel Choi, Claudia Hayakawa e Claudia Nagura, com apoio técnico de produção e filmagem de Rodrigo Saruta, também surdo. O Grupo, coordenado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, é composto por profissionais surdos de forma a garantir que a tradução seja significativa para atender o maior público surdo possível.
Com os dados do Censo em mãos, a prefeitura de São Paulo pretende aprimorar as políticas de inclusão das pessoas com deficiência, entender suas dificuldades e aspirações profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.