03 setembro 2011

Cruz Alta - Identificadas as primeiras demandas das pessoas com deficiência

O Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência de Cruz Alta realizou na última sexta-feira (02/09/11) mais uma Sessão Ordinária, que teve como local o CRAS-Lugar ao Sol, no Bairro de Fátima.  O Conselho iniciou a fase de identificação das principais barreiras para a inclusão das pessoas com deficiência no município. Cada conselheiro governamental apresentou as informações da respectiva secretaria/órgão, relativas às ações que são desenvolvidas ou que serão desenvolvidas; dados estatísticos; e os serviços colocados à disposição das pessoas com deficiência. Por sua vez, os conselheiros das entidades da sociedade civil apresentaram informações relativas às principais dificuldades das pessoas com deficiência que atendidas na entidade; principais atividades que a entidade desenvolve; e as maiores dificuldades da própria entidade. 
Entre as principais dificuldades identificadas pode-se destacar: atraso no atendimento das solicitações feitas à SAMU; colocação de alguns postes das câmaras de vigilância na cidade em locais que não atendem as normas de acessibilidade; necessidade da presença contínua de uma professora monitora na sala de aula, que tenha aluno com necessidades educativas especiais; há grande dificuldade de renovação do passe livre de transporte coletivo;  proposta a criação, por parte de cada secretaria, de uma relação dos serviços que são colocados à disposição dos usuários com informações básicas e telefone; encaminhamento de pedido ao Executivo Municipal de transformação da Cartilha “Passeio Legal”, em Lei; necessidade de fazer o censo municipal para identificar todas as pessoas com deficiência. Todas essas demandas foram registradas Mesa Executiva e pelos Conselheiros governamentais e serão apresentadas às respectivas pastas para avaliação e providencias.



Houve a comunicação por parte da  Associação dos Deficientes Físicos de  Cruz Alta, que a entidade retomou as atividades. Os interessados em maiores informações deverão contactar com Paulo Bastos pelo telefone  9175-2421.
A Sessão itinerante do Conselho foi um sucesso pela grande presença dos conselheiros e pessoas da comunidade. A próxima sessão será realizada dia 7 de outubro, às 14h, na Escola Intendente Vasconcelos Pinto, no Bairro Progresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.