08 maio 2013

Programa cadastra pessoas com deficiência em Curitiba

Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba | 07.05.13

Todos os curitibanos com deficiência que possuem restritas condições de mobilidade, autonomia ou comportamento e não conseguem utilizar os demais meios de transporte coletivo existentes na cidade podem se cadastrar para serem atendidos por um transporte especial. O Programa Acesso, um serviço da Prefeitura de Curitiba, foi criado em março, exclusivamente para pegar as pessoas com deficiência em suas residências e levá-las aos serviços de saúde para consulta, exames, habilitação e reabilitação e, após o atendimento, reconduzi-las às suas residências. 

A regional Pinheirinho foi a primeira a receber o serviço. A partir do segundo semestre, as demais regionais começarão a atender a quem precisa. Para isso, os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) estão cadastrando as pessoas que queiram usar o transporte especial Acesso - que funciona de segunda-feira a sexta-feira, exceto em feriados, das 8h às 17 horas. 

O programa - Podem utilizar o serviço do Acesso, pessoas com deficiência que não possuam autonomia relacionada às questões motora, emocional e intelectual para utilizar os demais meios de transporte coletivo existentes no município, mesmo quando recebem auxílio de um adulto. 

Os interessados devem, em primeiro lugar, fazer o cadastro no CRAS mais próximo de sua casa. A utilização do ônibus só será possível se a pessoa com deficiência estiver de posse da Carteirinha do Usuário e solicitar agendamento do serviço. 

Após a avaliação social realizada pela assistente social do CRAS, os interessados devem procurar a Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, munidos de Carteira de Identidade, avaliação médica da deficiência; comprovante de residência. A partir daí, será feito o encaminhamento para o serviço pretendido (saúde, convivência ou assistência social). 

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência atende pelo telefone (41) 3262-1314, ou na Rua Simão Bolívar, 1.366, Hugo Lange.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.