04 julho 2012

Moradores elegem a pior calçada de São Borja

Zero Hora, 4jul12

Em praça pública, 101 pessoas votaram no mais precário passeio público da cidade da Fronteira


Calçada da Rua Barão do Rio Branco seria a mais problemáticaFoto: Miro Bacin / Especial
Depois de uma mobilização popular realizada no Facebook – que reivindicava melhorias para os pedestres nos passeios públicos em São Borja – moradores se uniram e elegeram as calçadas em pior estado no centro da cidade. 

O concurso, que se iniciou no dia 16 de junho, recebeu o nome de Calçada da Fama.

Com a divulgação da iniciativa, o prefeito agendou uma audiência, recebeu as imagens selecionadas e assegurou que os consertos poderiam ser feitos.

A mobilização, que começou na internet e se encerrou em praça pública, foi proposta pela jornalista Adriana Duval, professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A ideia era colocar em discussão o estado das calçadas de São Borja, por meio de fotografias captadas pelos internautas.

Os 21 registros encaminhados foram impressos e expostos na Praça XV de Novembro. Ao todo, 101 pessoas votaram no pior passeio público. Com 36 votos, uma calçada da rua Barão do Rio Branco, fotografada por Marlova Martin, foi a vencedora.

— Sempre que passava por lá me chamava a atenção. Resolvi pegar a câmera e fazer a imagem. Aquela calçada é um perigo — comenta Marlova.

Outras calçadas que ganharam a fama por estarem entre as piores do município foram capturadas pelo jornalista Miro Bacin, também professor da Unipampa. Em segundo lugar, ficou um passeio localizado na Rua Riachuelo e, em terceiro, uma calçada da Rua General Marques.

Durante o concurso, uma das calçadas, cuja fotografia foi postada na rede social, acabou reparada pela prefeitura em menos de 48 horas. Tratava-se de um acesso a cadeirante inacabado, na esquina da Rua General Marques com a Avenida Presidente Vargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.