17 junho 2012

Cruz Alta: Como fazer calçadas acessíveis?

Para fazer calçadas acessíveis na cidade de Cruz Alta a Cartilha, “Passeio Legal”, é boa dica para facilitar o trabalho e colaborar com a mobilidade de todas as pessoas.


A Cartilha apresenta as principais definições, segundo as normas técnicas (NBR 9050); as referências da legislação municipal; largura ou dimensionamento da calçada; desenhos exemplificativos das rampas de rebaixamento; exigências técnicas para sinalização tátil, orientações para fazer piso de concreto; e vários desenhos dos tipos de pavimentações.

Vejamos na ilustração sobre o planejamento e dimensionamento da calçada.

Cartilha "Passeio Legal", Prefeitura de Cruz Alta-RS. p. 13

Segundo o Código de Posturas do município de Cruz Alta (Art. 26) os proprietários de terrenos, edificados ou não, são obrigados a executar a pavimentação do passeio dentro dos padrões estabelecidos e mantê-los em bom estado de conservação e limpeza. 

Seja por descaso, seja por desconhecimento muitos proprietários continuam a construir calçadas sem observar as normas técnicas. Veja, estes exemplos no Bairro Jardim América, que ilustram muito bem este fato. Os proprietários  fazem as calçadas somente para eles – da rua até à casa.

Foto: 16/06/12
Dá para concluir que a construção ou adequação deve ser feita pelo proprietário dentro das normas legais e, cabe ao poder público a fiscalização do cumprimento das normas. Caso contrário, continuaremos caminhando no meio da rua...
Acesse a Cartilhacompleta aqui!

Edivan Souza - Presidente CMPD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.