08 fevereiro 2012

Porto Alegre, mas não Acessível


Zero Hora | Faders | 06.02.12

Informe Especial do Jornal Zero Hora cita alguns dados sobre 

Página 03 do jornal Zero Hora do dia 02 de fevereiro de 2012
O jornalista Túlio Milman em seu Informe Especial, na página 3, de Zero Hora, descreve alguns problemas de  ACESSIBILIDADE enfrentados por pessoas com deficiência e conclui: "É por esses e por outros problemas que a Faders está apostando em uma campanha de conscientização. O lema é "Acessibilidade, siga essa idéia, tchê!. Não é favor, nem caridade. Os 2,5 milhões de cidadãos gaúchos com deficiência têm o direito de ir e vir".

Informe Especial:


Obstáculo 1

Hotéis e táxis. Estes são, de acordo com os especialistas, os maiores gargalos de acessibilidade da capital quando se pensa na Copa de 2014. De acordo com a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas, não existem condições de atender à demanda mínima atual. Falta estrutura e treinamento de pessoal. A carência é tão grande, que o hotel mais bem adaptado de Porto Alegre dispõe de apenas 14 apartamentos capazes de hospedar cadeirantes. Há, porém problemas com os banheiros.

Obstáculo 2
De acordo com a Faders, existem hoje três táxis adaptados para pessoas com deficiência em Porto Alegre. A entidade precisou alugar recentemente um ônibus para transportar cadeirantes. Lançou um edital, mas não apareceu ninguém.

Obstáculo 3

É por esses e outros problemas que a Faders está apostando em uma campanha conscientização. O lema é "Acessibilidade, siga essa idéia, tchê!". Não é favor, nem caridade. Os 2,5 milhões de cidadãos gaúchos com deficiência têm o direito de ir e vir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.