05 setembro 2013

...não escuta, não vê, não apresenta plano algum

Acessibilidade Já!

Esse foi o slogan da VI Caminhada às Escuras da Associação dos Deficientes Visuais de Cruz Alta (ADEVICA), durante a III Semana da Pessoa com deficiência de Cruz Alta.

Foto Clarita Riguer - VI Caminhada às Escuras da ADEVICA
A Caminhada às Escuras é o mais antiga ação organizada destinada a chamar a atenção para a acessibilidade em Cruz Alta. No ano passado essa mobilização ganhou força com surgiu o Cadeiraço, organizado pela Associação dos Deficientes Físicos (ADECA).


Mesmo diante das mobilizações, se observa é uma completa deficiência múltipla do poder público: não escuta, não vê, não apresenta plano algum para, ou menos, diminuir as barreiras urbanísticas construídas ou ignoradas ao longo da história da cidade de Cruz Alta.

Uma clara omissão é o abandono das estruturas que abrigavam as antigas sinaleiras, que estão espalhadas por diversos pontos da cidade. Como exemplo, vejam as imagens dessas localizadas na esquina das Av. Presidente Vargas e Voluntários da Pátria, no centro da cidade.
Foto CMPD Cruz Alta - Frente da  Vídeo locadora
Foto CMPD Cruz Alta  - Frente da Faixa de Pedestre
A ACESSIBILIDADE é condição primeira para a cidadania das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Uma cidade acessível, livre de barreiras urbanísticas é melhor para todos e cabe ao Poder Público fazer a sua parte, eliminando as suas próprias barreiras e ditando as regras para ajudarmos a construir uma CRUZ ALTA INCLUSIVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.