09 julho 2013

Conselho propõe a criação de serviço especializado às pessoas com deficiência

Hoje (09) o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Cruz Alta (CMPD) aprovou a Resolução 001.13, que propõe a criação da Equipe de Referência para atenção à Pessoa com Deficiência de Cruz Alta-RS.


A Equipe de Referência para Atenção à Pessoa com Deficiência foi concebida a partir da experiência do serviço a assistência social da Secretaria de Desenvolvimento Social, que identificou a necessidade do município disponibilizar serviço especializado para a proteção das pessoas com deficiência. A Resolução propõe, ainda, que a equipe seja formada por profissionais de diversas as áreas, como por exemplo, Assistência Social, Saúde e Educação, de forma que os serviços básicos das várias secretarias sejam articulados em função da necessidade da pessoa com deficiência.

A Assistente Social, Teresa Oliveira, esclareceu que a atenção básica à pessoa com deficiência já é realizada pelo três  Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), porém determinadas situações exigem maior  especialidade e sitou a política do idoso, onde o serviço especializado acontece com bons resultados.  

Ao identificar as demandas e propor soluções o Conselho cumpre a atribuição prevista na Lei Municipal 1.540/06. A Resolução 001.13, aprovada pela Ata 029, de 9 jul 13, será encaminhada ao Executivo para avaliação e providências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.