10 maio 2013

Calçadas e Prédios Públicos são as maiores dificuldades para pessoas com deficiência

O Portal de Notícias Cruz Alta On-line publicou a reportagem a seguir sobre a Audiência Pública realizada ontem (09), na Câmara de vereadores de Cruz Alta.

Titulo original
Calçadas e Prédios Públicos são as maiores dificuldades para portadores de deficiência
Audiência Pública debateu acessibilidade em Cruz Alta

Imagem, cruzaltaonline
A Acessibilidade é um assunto que vem sendo debatido há algum tempo em Cruz Alta. Algumas mudanças já ocorreram, no sentido de permitir que portadores de deficiência tenham acesso facilitado. Um exemplo foi o ônibus adaptado com elevador, providenciado pela Empresa de Transporte Coletivo Nossa Senhora de Fátima. 

Marli Silva de Mello possui deficiência motora e precisa se locomover com cadeira de rodas. Segundo ela, o ônibus facilitou seu deslocamento para o trabalho, mas ainda há dificuldades enfrentadas. “As pessoas não têm paciência para esperar o elevador subir. Enquanto eu estou subindo no ônibus, escuto gente reclamar que o ônibus está demorando pra sair, que ele vai atrasar”, contou Marli.

Ainda segundo ela, a principal dificuldade no município são as calçadas e os prédios públicos. “Se eu tivesse que andar sozinha no centro, seriam poucos os lugares em que eu conseguiria ir”, destacou. Para participar da audiência pública que debateu a acessibilidade em Cruz Alta, por exemplo, Marli teve que pedir ajuda para outros dois rapazes, pois a Câmara de Vereadores não possui rampa de acesso. Foram quatro lances de escada em que a cadeira de rodas precisou ser carregada, para garantir o direito de Marli em participar de uma audiência que debateu justamente a situação enfrentada pela cadeirante.

Ilson Willers, presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Cruz Alta, também deu seu depoimento. Ele afirma que também enfrenta dificuldades, mas ressalta que, pelo estado das calçadas, os deficientes físicos enfrentam dificuldades muito maiores. Ilson questiona principalmente o fato de as calçadas terem degraus e a falta de piso tátil na maior parte dos lugares. Segundo ele, a dificuldade é ainda maior nos bairros da cidade.

Outro cadeirante que teve dificuldade em participar da audiência pública foi Fabrício Guterres. Fabrício usa uma cadeira de rodas com motor, pois possui apenas um dos braços. Ele nos contou que a cadeira pesa quase 80 quilos, o que torna ainda mais difícil dela ser carregada, como foi a solução encontrada para Marli. Fabrício chegou cedo em frente a Câmara de Vereadores carregando um cartaz, onde podia-se ler “Nosso direito de ir e vir com acessibilidade tem que ser respeitado. A partir de agora, a inclusão e socialismo têm que acontecer”. Fabrício só conseguiu participar da audiência com a ajuda de outros rapazes, que o carregaram pelos mesmos quatro lances de escada, até a plenária da Câmara de Vereadores.

Na mesma manhã, nesta quinta-feira, a equipe do Portal Cruz Alta Online flagrou um deficiente visual se chocando contra um contêiner de entulhos, que estava atravessado na calçada, quase impossibilitando o tráfego. Após desviar do contêiner, o senhor se deparou com um degrau íngreme. Quarenta minutos após registrarmos e publicarmos a foto do local, o contêiner havia sido colocado na rua.
Imagem, Tiago Fortes/cruzaltaonline
A comunidade precisa dar atenção às questões que envolvem acessibilidade, principalmente porque as calçadas, maior dificuldade relatada, são de responsabilidade dos proprietários. A partir da audiência pública, onde foram ouvidas as dificuldades enfrentadas pelos portadores de deficiência, o que se espera são soluções.

Fonte: Redação Cruz Alta Online/Diulia Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.