Um ótima iniciativa. Tendo informações é possível priorizar o atendimento aplicando os recursos com mais eficiência. Lamenta-se a abordagem discreta sobre sobre a acessibilidade dos veículos.
Prefeitura recebe pesquisa sobre transporte coletivo
Prefeitura de Jaraguá do Sul | Correio do Povo | 10.03.12
Questionário foi respondido por 2.894 pessoas de 38 bairros e 23 linhas de ônibus
Setenta e cinco mil reais. Foi esse o valor desembolsado pela Prefeitura de Jaraguá doSul, para encomendar uma pesquisa de mobilidade urbana para a Diretoria de Trânsito e Transportes. Iniciada em setembro de 2011 pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC), de Criciúma, empresa vencedora da licitação, a pesquisa foi entregue à Prefeitura na terça-feira, dia 6, com três meses de atraso.
Segundo a supervisora de Controle do Transporte Urbano da Diretoria de Trânsito e Transportes, Maria Christina Quintaes, o principal objetivo da análise, desenvolvida por técnicos da Diretoria de Trânsito e Transportes, foi detectar questões relacionadas à mobilidade urbana, com ênfase no transporte coletivo, para promover melhorias no setor.
Entretanto, o questionário respondido por 2.894 entrevistados, de 38 bairros e 23 linhas de ônibus, contava apenas com as seguintes questões: renda mensal familiar; sexo; idade;grau de instrução; média de automóvel, bicicleta e motocicleta por residência; grau de satisfação em relação ao transporte coletivo (em seis níveis, variando de péssimo a ótimo); frequência de utilização do serviço; qual deveria ser a principal melhoria no sistema; se o usuário gostaria de utilizar a opção de transporte sobre o trilho; e qual o transporte preferido do usuário.
Segundo o diretor do ICP, Renato Rampinelli, as questões abordadas no questionário foram recebidas da Prefeitura, e o instituto ficou encarregado de aplicar a pesquisa.
Em relação às melhorias no transporte coletivo, os itens mais citados pela população dizem respeito ao aumento de horários de ônibus, diminuição do valor da tarifa, aumento do número de linhas de ônibus e diminuição da lotação – antigas e constantes reivindicações da população, já de conhecimento da administração pública e da Canarinho, empresa concessionária do serviço.
A supervisora afirma que o levantamento visava tomar conhecimento da opinião dos usuários, e alguns resultados foram relevantes. “Entre as melhorias do serviço, a mudançado Terminal Urbano representou menos de 1%. Ou seja, a população está pouco se importando com essa questão”, afirma.
Banco de dados
Os dados serão repassados ao IPPLAN (Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul), criado no final de fevereiro deste ano. Segundo Maria Christina, o instituto é que ficará responsável por analisar os resultados da pesquisa e formular um projeto visando melhorias, que será entregue pela prefeita Cecília Konell à Canarinho. “Até então, o que existia eram apenas reclamações de usuários, mas nenhum banco de dados formalizado sobre o assunto”, comenta Maria.
O IPPLAN ainda não possui membros, e o presidente ainda não foi nomeado pela prefeita.
A supervisora disse que, por lei, a concessionária do serviço não é obrigada a fazer pesquisas visando melhorias no atendimento à população e que a Prefeitura realizou o levantamento, já que a questão é de interesse do município.
Em entrevista publicada pelo OCP no dia 30 de novembro de 2011, o diretor de Trânsito, José Antônio Schmitt, ressaltou que o município nunca teve um levantamento tão completo nesta área. “A pesquisa inclui até o levantamento do tempo passado pelos usuários dentro dos ônibus e nos pontos”, informou.
A reportagem do OCP fez o pedido para ter acesso à pesquisa completa, mas a Diretoria de Trânsito e Transportes disse que os volumes técnicos não serão divulgados.
Resultado completo da pesquisa
-Qual seu grau de satisfação com relação ao sistema de transporte coletivo de Jaraguá do Sul?
Ótimo 5,03%
Bom 45,38%
Regular 30,90%
Regular 30,90%
Ruim 7,29%
Péssimo 11,29%
Não sabe 0,10%
-Frequência com que utiliza o transporte coletivo?
Quatro, cinco, seis ou sete dias por semana 44,97%
Um, dois ou três dias por semana 16,12%
Quinzenalmente 2,36%
Mensalmente 25,36%
Raramente 11,19%
-O que precisa ser melhorado no sistema de transporte coletivo de Jaraguá do Sul?
Precisa melhorar Embarcada
Mais horários de ônibus 27,10%
Diminuir o valor da tarifa 19,47%
Mais linhas de ônibus 11,92%
Diminuir a lotação 10,12%
Acabar com o atraso 7,76%
Não sabe 4,09%
Está bom 3,53%
Trocar frota 2,50%
Educação do motorista 2,22%
Viagem mais rápida 2,15%
Ter concorrência 2,08%
Ar condicionado/conforto 1,87%
Acessibilidade ao veículo 0,62% (grifo do cmpd)
Cumprir a frota 0,55%
Mudar terminal 0,55%
Outros 3,47%
-O que precisa ser melhorado no sistema de transporte coletivo de Jaraguá do Sul?
Opinião de Melhoria Pontos de Fluxo
Mais horários de ônibus 24,28%
Diminuir o valor da tarifa 19,77%
Está bom 11,23%
Mais linhas de ônibus 8,25%
Diminuir a lotação 7,49%
Acabar com o atraso 4,32%
Motoristas mais educados 3,74%
Empresa concorrente 2,98%
Viagem mais rápida 2,59%
Ar condicionado/conforto 2,21%
Mais pontos de parada 1,73%
Integração gratuita 1,44%
Restauração de vias 1,44%
Frota nova 1,34%
Vias próprias para ônibus 1,06%
Outros 5,37%
Terminal novo 0,77%
-O que precisa ser melhorado no sistema de transporte coletivo de Jaraguá do Sul?
Opinião de Melhoria Domiciliar
Diminuir o valor da tarifa 29,06%
Mais horários de ônibus 16,57%
Diminuir a lotação 13,44%
Mais linhas de ônibus 7,22%
Acabar com o atraso 7,17%
Não sabe 4,80%
Empresa concorrente 4,56%
Motoristas qualificados 3,18%
Ar condicionado/conforto 2,71%
Viagem mais rápida 1,57%
Está bom 1,57%
Acessibilidade ao veículo 1,09%
Frota nova 1,09%
Mais pontos de parada 1,00%
Novo terminal 0,86%
Lugares para idosos/deficiente 0,76%
Melhorias nas paradas 0,67%
Integração gratuita 0,67%
Outros 2,04%
-Perfil dos usuários:
Idade 15 a 17 anos 10,27%
18 a 24 anos 21,25%
25 a 34 anos 29,06%
35 a 44 anos 21,05%
45 a 59 anos 14,27%
60 a 64 anos 2,36%
65 anos ou mais 1,75%
Sexo Masculino 27,72%
Feminino 72,28%
Renda mensal familiar:
Até R$ 705 (classe E) 4,51%
De R$ 706 a R$ 1.126 (classe D) 10,41%
De R$ 1.127 a R$ 4.854 (classe C) 68,12%
De R$ 4.855 a R$ 6.329 (classe B) 7,13%
Acima de R$ 6.329 (classe A) 4,51%
Não respondeu/não sabe 5,33%
Grau de instrução Analfabeto 1,13%
Ensino Fundamental incompleto 18,58%
Ensino Fundamental completo 11,91%
Ensino Médio incompleto 19,82%
Ensino Médio completo 33,37%
Ensino Superior incompleto 6,98%
Ensino Superior completo 6,16%
Pós-Graduação 2,05%
-Se você tivesse opção de transporte sobre o trilho, você gostaria de utilizar?
(pesquisa feita em pontos de fluxo)
Sim 83,28%
Não 16,72%
-Se você pudesse escolher, qual seria seu meio de transporte preferido?
(pesquisa feita em pontos de fluxo)
Automóvel 56,31%
Bicicleta 9,02%
Motocicleta 8,03%
Ônibus 14,10%
Trem 11,56%
Avião 0,41%
A pé 0,57%
Dados adicionais:
Média de automóvel por residência: 1,00.
Média de bicicleta por residência: 1,13.
Média de motocicleta por residência: 0,36
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.