20 dezembro 2011

Sorocaba cria secretaria para pessoa com deficiência



Marina Pita
Atendendo a uma sugestão do Ministério Público, o município de Sorocaba, no interior de São Paulo, criou uma secretaria para tratar dos interesses de pessoas com deficiência e idosos. A nova pasta deve atuar para fortalecer os programas e projetos voltados a este público. O objetivo, segundo divulgou a assessoria do município, é promover maior inclusão social, assistência e oportunidades tanto em educação quanto no mercado de trabalho para este público.
O projeto de lei para criação da nova secretaria está sendo elaborado e, por isso, ainda não foi divulgado o nome da pasta ou dados sobre o número de funcionários que deverão atuar no local. Também segue indefinido o nome do gestor público que assumirá a nova secretaria. Atualmente, programas e projetos relacionados aos direitos e necessidades das pessoas com deficiência e idosos são tratados na Secretaria da Cidadania (Secid).
Mas, segundo o prefeito Vitor Lippi, são áreas assessórias e não principais. Para o administrador, a criação da nova pasta mudaria completamente o foco e atenção, direcionando mais ações, projetos e programas específicos. Para Lippi, "a criação dessa nova secretaria é tão assertiva quanto à criação de outras pastas, como a de Meio Ambiente (Sema), a de Parcerias (Separ) ou da Juventude (Sejuv), que, pontualmente, estão atuando na condução das políticas públicas em suas áreas e obtendo muito mais resultados".
O projeto de lei para criação da nova secretaria deverá ser enviado ao Legislativo apenas no próximo ano, na retomada do trabalho dos vereadores.
Fonte: Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.