18 dezembro 2011

Rondonópolis - 1ª quadra para deficientes visuais


Será construída no Centro de Reabilitação Louis Braille, em Rondonópolis (210 km de Cuiabá) uma quadra especial para deficientes visuais. O lançamento da ordem de licitação para início da obra foi realizado nesta sexta-feira (16.12), pelo secretário de Estado das Cidades, Nico Baracat. A instituição, criada há 28 anos, trabalha na reabilitação visual de crianças, jovens e adultos, sendo referência no Estado.

A obra, com o custo estimado em R$ 550 mil, tem 60% dos recursos garantidos por meio de emenda parlamentar e os outros 40% de contrapartida do Estado. A previsão é que a quadra fique pronta em 180 dias. “É um sonho de muitos anos que hoje está sendo realizado. Com a quadra queremos promover competições regionais e estaduais, para preparar nossos alunos para futuras para-olimpíadas”, destacou Chirlei Daiane da Silva, diretora da instituição, que não conseguiu conter a emoção durante a assinatura do termo.
O secretário Nico Baracat elogiou o trabalho do Centro de Reabilitação, que atende 120 alunos, em período integral. “Para nós é uma satisfação muito grande estar aqui para dar início ao processo licitatório dessa obra. É mais uma ação do governador Silval Barbosa voltada para o social. Queremos retornar aqui no próximo ano para fazer a inauguração desse espaço”.

No Centro de Reabilitação Louis Braille, os alunos têm atendimento nas áreas de alfabetização em braille, educação física, música,  informática, orientação e mobilidade, além de estimulação visual. A instituição também conta com o trabalho de fonoaudiólogo, fisioterapeuta e psicólogo. “Com essa atitude o Governo do Estado propicia a continuidade da inserção social dessas pessoas, que tanto precisam de apoio. Quero agradecer a todos, pois é uma luta de alguns pares de anos que hoje vira realidade”, comemorou Marcino Ferreira, presidente da instituição.

Para o deputado estadual Jota Barreto, que acompanha o trabalho do Centro de Reabilitação há alguns anos, o apoio e o envolvimento das pessoas é importante para que a instituição possa manter um atendimento de qualidade. “Estou feliz em poder participar desse momento, pois sei o quanto todos aqui esperavam pela construção dessa quadra, que com certeza será muito importante dentro do processo de reabilitação dos alunos”.

O coral do Centro de Reabilitação aproveitou a oportunidade para mostrar um pouco do que é ensinado na instituição. A bela apresentação, que trouxe uma mensagem de Natal, emocionou a platéia.

O Centro de Reabilitação Louis Braille está localizado na avenida Deputado Emauel Pinheiro, 2625, bairro Jardim Luz D´Iara (região da Vila Operária). Telefone: (66) 3411-5176. As pessoas interessadas em conhecer o trabalho da instituição ou que quiserem colaborar com o centro podem agendar e fazer uma visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.